Mais de 80 no fim de semana

Bombeiros atendem doze ocorrências de incêndio em intervalo de 6h

Entre a meia-noite de sábado (4) e 17h deste domingo (5) a corporação combateu o total de 80 incêndios na região metropolitana, sendo 62 deles somente no primeiro dia

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO
Publicado em 05 de julho de 2015 | 17:44
 
 
 
normal

Somente em um intervalo de 6h entre a manhã e a tarde deste domingo (5) o Corpo de Bombeiros atendeu a pelo menos 12 ocorrências diferentes de incêndio na região metropolitana de Belo Horizonte. A corporação atendeu no total 82 chamados de combate a chamas em áreas verdes entre meia-noite de sábado (4) e 17h deste domingo, sendo 62 delas somente no primeiro dia do fim de semana. 

A primeira chamada divulgada pelos bombeiros foi por volta das 11h, para atender à um incêndio às margens do Anel Rodoviário, na altura do bairro Betânia, na região Oeste da capital mineira. A concessionária Via 040 chegou primeiro ao local, que fica a cerca de 1 km após o viaduto do Betânia no sentido Rio de Janeiro da via, e solicitou o apoio dos militares. 

Uma viatura foi empenhada até o local e os militares conseguiram extinguir as chamas após muito trabalho usando abafadores e bombas de água acopladas às costas. A área total destruída pelas chamas foi de  4 mil m². 

Cerca de 40 minutos depois uma nova chamada chegou aos bombeiros, desta vez com fogo na vegetação de um lote vago não murado às margens da avenida Raja Gabáglia, no bairro Santa Lúcia, na região Centro-Sul de BH. O lote ficava próximo ao cruzamento com a avenida Barão Homem de Melo. Uma viatura também se deslocou até o terreno e conseguiu controlar as chamas. 

Já pouco depois de 12h deste domingo o Corpo de Bombeiros voltou a ser mobilizado na região Centro-Sul, desta vez na Serra do Curral, em frente à praça JK, no bairro Sion. Mais uma vez uma viatura foi deslocada, porém, quando chegou à região, nada mais foi constatado. 

Às 12h33, chamas em um lote vago voltaram a mobilizar os militares, desta vez no bairro Jardim dos Comerciários, na região de Venda Nova. O terreno baldio fica localizado próximo à Escola Estadual Antenor Pessoa, quase na divisa com o bairro Nova York. O fogo atingiu bananeiras e capim seco, sendo debelado pela corporação. 

No mesmo horário uma viatura chegou a ser solicitada para apagar incêndio em vegetação às margens da BR-381, em Sabará, na região metropolitana. A fumaça estava invadindo a rodovia e atrapalhando a visibilidade. Entretanto, não foi necessária a atuação dos bombeiros na região. Já às 13h30 uma nova chamada, desta vez dentro de uma chácara no bairro Jardim São José. O fogo atingiu a vegetação do local e foi debelado. 

Sítio destruído

Já às 14h deste domingo um novo incêndio voltou a mobilizar o Corpo de Bombeiros. Os solicitantes pediam ajuda para controlar chamas em uma grande quantidade de mato seco no Sítio do Luís, no bairro Morro Vermelho, em Caeté, também na grande BH. 

Três viaturas da corporação se deslocaram até o município, porém, quando chegaram, já encontraram o imóvel do sítio completamente destruído pela chamas, que acabaram controladas. Não houve vítimas feridas pelas chamas. 

Entre 15h e 17h os bombeiros ainda combateram chamas em vegetações nos bairros Santa Inês e Alto Vera Cruz, ambos na região Leste da capital; em um lote vago do bairro Nazia II, em Vespasiano; em tapumes de uma construção na rua Grande Oleto, no bairro Manacás, na região Noroeste de BH; e às margens da Via Expressa, no bairro Vila Cristina, em Betim. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!