Manifestação

BR-116 é liberada por indígenas após 7h de protesto em Governador Valadares

Ato era contra o Marco Temporal, que prevê que os povos originários só podem reivindicar a demarcação de terras que já eram ocupadas na Constituição de 88

Por José Vítor Camilo
Publicado em 29 de agosto de 2022 | 18:30
 
 
 
normal

Terminou, no fim da tarde desta segunda-feira (29), a manifestação promovida por cerca de 200 indígenas que interditaram, por cerca de 7h, a BR-116, em Governador Valadares, na região do Rio Doce, em Minas Gerais.

Os indígenas protestavam contra o desmonte da Fundação Nacional do Índio (Funai) e, também, contra o Marco Temporal, que prevê que os povos originários só podem reivindicar a demarcação de terras que já eram ocupadas por eles na data da promulgação da Constituição de 1988. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação, que estava interditando completamente a rodovia na altura do km 406 desde por volta das 10h desta segunda, chegou ao fim por volta das 17h, quando a estrada foi completamente liberada e o fluxo de veículos normalizado. 

Com faixas e instrumentos musicais, os indígenas fecharam a BR-116 com galhos, contando com o apoio no local da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Confira um vídeo que mostra a manifestação: 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!