Boas ações

Cães voluntários visitam crianças internadas no Hospital das Clínicas

Projeto de extensão da UFMG garante que os pets levem alegria e leveza ao internos

Por Raquel Penaforte
Publicado em 09 de dezembro de 2023 | 12:11
 
 
 
normal

A cada 15 dias, os corredores da ala pediátrica do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) recebem visitas ilustres: cães voluntários que levam alegria às crianças internadas no local.

"É um tratamento que traz inúmeros benefícios às crianças. Percebemos que elas ficam mais animadas, respondem melhor aos tratamentos. Aqui, temos uma brinquedoteca, mas as crianças acabam enjoando e a presença dos animais dá mais ânimo a elas", relata a residente Lorena Rezende. 

O projeto Amigo pra Cachorro começou em 2019 como um projeto de extensão da Faculdade de Medicina Veterinária da UFMG. Desde então, a cada 15 dias animais previamente selecionados passeiam pela unidade acompanhados de seus tutores e de alunos da graduação, como a aluna Valéria Palmaka, do nono período. 

"É um trabalho enriquecedor, que nos ensina de inúmeras formas. A gente aprende muito sobre empatia, sobre relações humanas e também sobre essa modalidade profissional que é a veterinária assistiva", diz.

Ana Carolina Gomes, de 14 anos, está no hospital há quatro meses,   e, segundo a mãe, Marani Paula Gomes, a visita dos amigos pets é fundamental para dar leveza ao dias na unidade de saúde.

"Ela fica feliz demais em poder fazer carinho nos bichos. Em casa temos um cachorro e ver esses aqui ajuda a matar a saudade", conta.

Cães voluntários

Os cães Lancelot e o Apolo, dois Goldens Retrievers, fazem parte do grupo de 13 animais inscritos no programa. A tutora deles, Anna Júlia Vianello, participou da visita pela primeira vez neste sábado (9) e garantiu que pretende continuar o projeto.

"É gratificante demais. Enquanto tutora, sei do amor que os animais transmitem, da alegria que proporcionam. Poder levar isso às crianças é uma alegria muito grande pra nós", diz Anna.

Helena de Jesus, responsável pela cadela Linda, uma basset de 6 anos, também compartilha do sentimento de gratidão. A cadelinha dela ganhou uma carta de uma das crianças internadas, que encheu o coração da tutora de emoção. "Na cartinha, a criança disse que ama a Linda do fundo do coração. Fico emocionada demais em vivenciar isso."

Seleção aberta

O projeto está com seleção aberta para captar novos voluntários. Os interessados passam por um processo, como explica a professora e coordenadora do projeto, Eliane Gonçalves de Melo. 

"Os animais passam primeiro por uma consulta comportamental, em que a gente avalia se ele é dócil, paciente, se gosta de criança. Depois, eles são avaliados clinicamente, para que a gente verifique as condições de saúde  e se há algum risco para as crianças. Estando tudo ok, eles passam a fazer parte do projeto", detalha.

As inscrições e informações estão no perfil @projetoamigopracachorro.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!