Conforme previsto, a nova frente fria que passa por Minas Gerais até esta sexta-feira (13) tem causado pouco impacto nas temperaturas em comparação com os dias passados. A mínima desta quinta (12) foi de 12,8 °C na Estação Cercadinho, na Pampulha, e a máxima não deve passar dos 26 ºC ao longo do dia. Com isso, surge a pergunta: o calor veio para ficar em Belo Horizonte?
Se depender da previsão para os próximos dias, a resposta é sim. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há expectativa de máxima de 29 ºC para o fim de semana na capital e na região metropolitana, e os termômetros podem marcar máxima de 30 ºC na terça-feira (17).
Além disso, não há previsão de novas frentes frias atuando sobre o Estado, segundo o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo. “Não há indicativo de novas ondas de frio, e a tendência é a de que as temperaturas se elevem nos próximos dias”, afirma.
O aumento da temperatura somado à tendência de céu sem nuvens contribui para baixa na umidade relativa do ar: há expectativa de que ela atinja os 20% nesta tarde. Por isso, é importante se manter hidratado e não passar muito tempo sob o sol.
E o calor já começa a dar as caras. A máxima registrada nessa quarta (11) em BH e região foi de 30,2 ºC.
Interior de Minas
A mínima registrada no Estado foi de 6,8 ºC em Caldas, no Sul de Minas Gerais. A máxima deve chegar aos 36º C no Norte e Noroeste. Não há expectativa de chuva para nenhuma região mineira.