A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) vai iniciar na próxima segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o sarampo.
O público-alvo são as crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos que não foram vacinados ou não tomaram todas as doses. A campanha vai até o dia 13 de março, em todos os 152 centros de saúde da capital mineira.
Segundo a PBH, o objetivo é va cinar aproximadamente 180 mil pessoas e aumentar a cobertura vacinal na cidade. Atualmente, a faixa etária com menor índice de vacinação da segunda dose é de adolescentes com 15 e 16 anos (29,8% de proteção), seguida por aqueles com 13 e 14 anos (57%) e jovens entre 17 e 19 anos (67%).
Em 2020, nenhum caso da doença foi confirmado na cidade. Já no ano passado, foram constatados 52 casos, sendo 15 importados de outras cidades e 37 autóctones. Não houve nenhuma morte ou complicações.
O Ministério da Saúde manteve o alerta para a circulação ativa do vírus no país e, por ser uma doença de alta transmissão, é necessária uma cobertura vacinal elevada de cerca de 95% para que a transmissão seja interrompida.
Sarampo
É uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, manchas avermelhadas, sintomas respiratórios e oculares. Normalmente, as manifestações incluem tosse, coriza, rinite, conjuntivite e pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral.
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de secreções presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração. Na presença de pessoas não imunizadas ou que nunca apresentaram sarampo, a doença pode se manter em níveis endêmicos, produzindo epidemias recorrentes.