DIVERSIDADE

Casamento comunitário LGBT+ em BH recebe inscrições; saiba como participar

40 cônjuges poderão se casar em cerimônia de luxo na orla da Lagoa da Pampulha; economia ultrapassa os R$ 150 mil

Por Isabela Abalen
Publicado em 07 de dezembro de 2022 | 15:10
 
 
 
normal

O sonho da festa de casamento pode se realizar para 40 casais homoafetivos até fevereiro do ano que vem. Evento de luxo na orla da Lagoa da Pampulha vai eternizar histórias de amor para os apaixonados que não podem arcar com o custo de um cerimonial, promovendo uma economia de cerca de R$ 150 mil. A benção comunitária terá direito à recepção em salão, buffet, drinks e até cobertura fotográfica. 

O casório, que é uma iniciativa da Primore Eventos, nasce como uma oportunidade de celebrar a diversidade. Thiago Barbosa, CEO da empresa, conta que percebe durante o dia a dia de trabalho que os casais homoafetivos se sentem mais afastados das cerimônias de casório por ter que enfrentar o preconceito. “As pessoas se surpreendem quando digo que fazemos casamentos LGBT+, como se fosse algo fora do comum. Queremos dar a oportunidade desses casais que não podem pagar uma celebração como esta de viverem o sonho e se sentirem acolhidos”, diz o empresário.

Com a iniciativa, voluntários que se identificam com a causa começaram a propor serviços gratuitos de maquiagem, fotografia e até vestiário. “Não estávamos esperando esse retorno e ele é muito bom, mostra que temos parceiros e que poderemos oferecer uma celebração ainda melhor”, comemora Barbosa. 

O casamento beneficente está previsto para o dia nove de fevereiro de 2023 e as inscrições dos casais interessados começam na próxima segunda, dia 12. O evento tem suporte para 160 pessoas, sendo 40 casais LGBT+ residentes de Belo Horizonte, cada um com direito a dois convidados. Os familiares e amigos que não puderem comparecer poderão acompanhar tudo por transmissão ao vivo. “O casamento não é só uma festa, é uma lembrança que fica para a vida toda” conta Barbosa. “Por isso fazemos questão de fotografar e transmitir online, porque é uma experiência que se torna eterna na memória do casal”. 

Como participar

Entre os dias 12 de dezembro e dois de janeiro de 2023, os casais interessados devem entrar nas redes da Primore Eventos para fazer o cadastro. O critério de seleção será pelas histórias de amor contadas em vídeo pelos cônjuges. 

A primeira seleção será de 60 casais pela equipe da empresa. Esses vão para voto popular nas redes sociais e os 40 vídeos mais curtidos serão os dos próximos a se casarem. O anúncio final dos escolhidos deve acontecer na segunda quinzena de janeiro de 2023. 

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever os casais residentes em Belo Horizonte e que comprovem renda máxima de três salários mínimos (soma da renda dos dois). É requisito também atestar casamento civil ou união estável entre janeiro de 2020 e dezembro de 2022. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!