Com a chegada do período chuvoso, cenas já conhecidas pelos mineiros- e protagonizadas anualmente por novas vítimas, acontecem no estado. Enchentes, quedas de árvore e mortes são uma realidade entre os meses de novembro a março.
Na manhã desta terça-feira (16), a Cemig anunciou, o plano de atendimento durante o período chuvoso para 2018/2019. O investimento de R$751,1 milhões de reais prevê melhoria e manutenção da rede elétrica do estado de Minas Gerais. Do total, R$255, 9 milhões serão destinados apenas para Belo Horizonte e região metropolitana.
Além dos valores investidos na rede de energia, Carlos de Oliveira, superintendente de Relacionamento Comercial com os Clientes da Distribuição, afirma o funcionamento da Subestação 2 no primeiro semestre de 2018, cujo investimento foi de R$77 milhões vai trazer benefícios a quem está no centro de Belo Horizonte.
"Mais de 100 mil pessoas consumidores serão beneficiados.Vai trazer mais qualidade e segurança na rede elétrica para a população", afirmou. O local vai atender à demandas das regiões central e centro-sul de BH.
Ainda de acordo com Oliveira, a Cemig realizou trabalhos preventivos antes do início das chuvas. "Fazemos um grande trabalho de prevenção em todo o estado. Já são mais de 86 mil podas de árvore neste ano na RMBH. Fizemos a inspeção de 95% de toda a rede urbana e rural da região. Além disso, foram retirados mais de 14 mil objetos da rede elétrica, como tênis e taquaras e fizemos a substituição de 2.500 postes", detalhou.
El Niño aumenta calor e chuva em Minas
O fenômeno conhecido com El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do oceano Pacífico, terá reflexo no estado. Segundo Arthur Chaves, meteorologista da Cemig, o fenômeno climático deverá aumentar a média da temperatura no norte de Minas. Além disso, o volume de chuvas na capital e região metropolitana deverá ser maior em relação ao ano passado.
Atendimento
A Cemig informou aumento no número de funcionários que atuam no atendimento ao consumidor. A companhia entretanto, destaca novos canais de atendimento, que, segundo a estatal, vão ajudar no recebimento em tempo hábil e melhor tempo de resposta ao consumidor. Em casos de falta de energia, uma mensagem de texto com a palavra "Luz" ou a frase "Falta de luz" pode ser enviada gratuitamente para o número 29810.
Outra opção é o aplicativo Cemig Atende, disponível para sistemas operacionais IOS e Android, assim como o site da Cemig (www.cemig.com.br) e redes sociais da instituição.
Dicas de segurança
Confira algumas dicas da Cemig de como se proteger durante as tempestades:
-Não tomar banho ou usar torneira elétrica, secador e chapinha durante a tempestade;
-Desligar fios de antena dos aparelhos;
-Caso seja necessário o uso de telefones, utilizar aparelhos sem fio ou celulares;
-Permanecer em casa ou em abrigos seguros durante a chuva;