Educação

Cerca de 200 mil alunos voltam às aulas hoje em Belo Horizonte

Escolas da rede municipal de ensino retomam às aulas em meio a desafio para recuperar tempo perdido durante a pandemia do coronavírus

Por Pedro Nascimento
Publicado em 02 de fevereiro de 2023 | 07:37
 
 
 

Cerca de 200 mil alunos da rede municipal ensino de Belo Horizonte retomam às aulas nesta quinta-feira (02) para mais um ano letivo. Esse retorno é marcado pela dificuldade para contornar desafios de aprendizagem causados por anos de aulas remotas e alta na evasão escolar em virtude da pandemia do coronavírus. 

Segundo o secretário adjunto de educação de Belo Horizonte, Marcos Alves, uma das ações da PBH para contornar esses desafios foi investir na estrutura física das escolas e também nas aulas de reforço para os estudantes.

"Em 2022, foram gastos em torno de R$ 120 milhões e para esse ano temos planejamento financeiro de mais R$ 300 milhões. Muitos investimentos na estrutura física da escola, como pinturas, salas de aula maiores e mais agradáveis para acolher melhor os estudantes. Temos feito também um investimento no reforço escolar que é uma meta da prefeitura de Belo Horizonte, justamente para recompor a aprendizagem do estudante", destacou. 

Alívio

Após um mês e meio de férias, pais relatam o alívio com a volta às aulas. A Priscila Azevedo,  que é mãe de uma garota de nove anos, diz que contava os dias para a reabertura da escola. 

"Muito feliz. A gente se desdobra para arrumar atividades em casa, deixá-los entretidos, mas chega uma hora que a criatividade acaba", conta.

No ambiente escolar, além do aprendizado, a Maria Angélica Santos, que também é mãe de um aluno, exalta a segurança para os filhos. 

"A escola é onde a criança está segura, aprendendo e convivendo com os amigos. Esse retorno das aulas é uma alegria para eles e também para a gente", descreve.

Sobrecadastro

O número de alunos ainda pode aumentar, já que nesta quarta-feira (1 de fevereiro) saiu o resultado do sobrecadastro para as vagas da Educação Infantil (3 a 5 anos), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O resultado para às vagas de Educação Infantil, que corresponde a crianças de até 2 anos, será divulgado no próximo dia 28 de fevereiro. O sobrecadastro serve para os alunos que mudaram de endereço, os que queiram trocar de escola e aqueles que não efetuaram a matrícula no tempo regular.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!