Temporal

Chuva em BH causa estragos e comerciantes contabilizam prejuízos

Água subiu mais de um metro, queimou maquinário e causou danos a imóveis na capital

Por Alice Brito
Publicado em 19 de outubro de 2021 | 14:02
 
 
 
normal

A forte chuva que atingiu a Belo Horizonte na noite de segunda-feira (18), causou estragos, e comerciantes que trabalham nas regiões mais afetadas amanheceram nesta terça-feira (19), contabilizando prejuízos. E a população deve ficar atenta, o esperado é que  chuvas intensas assolem a capital mineira durante toda a semana, é o que alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  

Igor da Silva, de 23 anos, é gerente de um posto de combustíveis localizado na avenida Prudente de Morais, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e usou a terça-feira, para calcular as perdas. 

"A água subiu mais de um metro e muito rápido, infelizmente entrou no espaço de troca de óleo e queimou um maquinário que ainda vou ver se tem conserto. Ainda bem que o led que uso no meu letreiro não queimou, senão o prejuízo ia ultrapassar os R$ 30 mil", avaliou. 

Já a empresária Maria Carlota, de 37 anos, está cansada de ter que lidar com os estragos da chuva na loja da família. Ela tem um ponto comercial também na avenida Prudente de Morais. O local está repleto de rachaduras e há três anos ela tenta alugar o imóvel, mas sem sucesso.

"A região já está marcada. As pessoas sabem que essa área alaga facilmente com as chuvas. Já tem três anos que tento alugar minha loja, mas ninguém quer. A cada chuva venho para ver qual foi o prejuízo da vez. Com a chuva de ontem (segunda-feira), as rachaduras do meu imóvel aumentaram", contou a empresária. 

Limpeza das vias 

A reportagem de O TEMPO percorreu diversos pontos da capital e constatou funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizando a limpeza das vias. Na avenida Barão Homem de Melo, na região Oeste, equipes retiravam a lama das ruas, vinda de uma obra que está sendo realizada nas proximidades. 

Naa regiões Centro-sul, Nordeste e Norte, equipes realizavam a limpeza de bueiros e a retirada de entulhos.

Chuva afetou Hospital em BH

O Hospital Alberto Cavalcanti, no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste, foi impactado pela chuva forte, que causou transtornos. Foram necessárias readequações para o funcionamento do centro de saúde, devido infiltrações em partes isoladas do hospital. 

De acordo com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o local recebeu reparos e opera normalmente. 

"As áreas do posto de enfermagem e da farmácia, próximas ao local onde foi detectada uma rachadura, foram isoladas preventivamente enquanto a situação está sendo avaliada pelo setor de manutenção, garantindo, assim, a segurança de servidores e pacientes. Por se tratarem de setores de apoio, não haverá necessidade de transferência de pacientes", informou a Fhemig em nota.

Chuva também afetou residência

Os moradores de uma residência no bairro Taquaril, na região Oeste de Belo Horizonte, ficaram em situação de alerta. Isso porque, durante as chuvas a água entrou na sala da residência. Ao lado do imóvel tem um barranco que ficou aparentemente encharcado, mas não ouve deslizamento de terra. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados. No entanto, não foi preciso interditar o imóvel. Nossa reportagem tentou contato com os moradores do local, mas sem sucesso, vizinhos da família que preferiram não se identificar, disseram que sempre a casa alaga.

"Sempre quando chove a Defesa Civil passa aqui e dá uma vistoriada. A família não tem para onde ir, aí eles moram no local. Fizeram um muro para evitar que a água entre. Eles tentam manter a casa segura", avaliou um vizinho que preferiu o anonimato.   

Previsão do Tempo: BH e região Metropolitana

De acordo com o Inmet, durante toda a semana são esperadas chuvas durante toda a semana em Belo Horizonte e na região Metropolitana. O acumulado de chuvas podem alcaçar até 100mm/dia. Os ventos também prometem ser intensos podendo chegar a 100 km/h.Há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Entretanto, no fim de semana as chuvas prometem dar trégua tanto em Belo Horizonte, quanto nas cidades que compõem a região Metropolitana, quando os termômetros poderão alcançar os 28 graus.  

"O tempo segue instável em Belo Horizonte e na região Metropolitana, devido a formação de áreas de instabilidade comum na primavera. Temos a tendência de céu nublado, com pancadas intensas de chuva durante a semana. No final de semana vamos ter a melhoria das condições climáticas com temperatura na casa dos 28 graus", explicou o meteorologista do Inmet Claudemir de Azevedo.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!