VEJA ONDE

Chuvas em MG: 160 mineiros precisaram deixar suas casas nas últimas 48h

Estado tem 96 cidades em emergência por danos causados por tempestades

Por Isabela Abalen
Publicado em 24 de março de 2024 | 11:57
 
 
 
normal

O final de semana de chuvas deixou estragos em Minas Gerais. Desde sexta-feira (22 de março), o Estado somou 160 pessoas desalojadas, isto é, que tiveram que deixar suas casas e buscar abrigo na residência de família ou amigos. A grande maioria dos novos casos estão em Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, onde um temporal caiu na sexta-feira. 

Com a atualização do boletim da Defesa Civil, ao todo, 2.799 mineiros estão nessa situação por danos causados pela água. O Estado tem ainda mais 399 pessoas que foram acolhidas em abrigos públicos. Desde o início do período chuvoso, em 27 de setembro do ano passado, seis mineiros morreram em decorrência das chuvas.

A última morte foi registrada em janeiro, quando um motociclista de 39 anos foi arrastado pela enxurrada para dentro de uma galeria que dá acesso a um córrego em Viçosa, na região da Zona da Mata. O boletim da Defesa Civil contabiliza 96 municípios de Minas em emergência por danos das tempestades. 

Patos de Minas

De acordo com a Defesa Civil, 150 dos 160 mineiros que deixaram suas casas neste fim de semana estão em Patos de Minas. No final da tarde de sexta (22), a cidade foi atingida por um grande volume de chuvas, “resultando em inundações, alagamentos e enxurradas”, informou o órgão.

Os serviços essenciais não chegaram a ser afetados. Devido à enxurrada, no entanto, o muro de arrimo de um condomínio residencial cedeu muito próximo aos blocos de apartamentos, e o local foi interditado. “A Defesa Civil Municipal atuou no apoio para restabelecer a normalidade e a empreiteira responsável pela edificação tomou as providências para resolver os danos”, diz o boletim. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!