Paracatu, no Noroeste Mineiro, carrega uma fama inigualável: quem caminha pelas ruas e esquinas da cidade, sente cheiro de pão de queijo. Se bater a vontade, não tem problema. A cidade tem delivery 24 horas e 12 fábricas especializadas produzem uma média de 17 mil unidades da iguaria por dia – seis pães de queijo para cada morador. O vício, dizem, é tentador: “Paracatu tem o melhor pão de queijo do mundo”, garante o secretário municipal de Cultura e Turismo, Igor Diniz. Nesta quinta-feira, 17 de agosto, é o Dia Nacional do Pão de Queijo.

A receita é única. Em Paracatu, como em nenhum outro lugar, se faz pão de queijo sem que os ingredientes sejam escaldados. “É o único pão de queijo do Brasil feito em massa crua. A mesma receita do queijo, a mesma quantidade de polvilho, mas ele não sofre o processo de cozimento”, explica Diniz. Segundo o secretário, tudo começou ainda na época do Brasil colônia. Na cidade da oitava Vila do Ouro, Dona Maria Pão de Queijo criou 15 filhos sozinha fazendo a iguaria.

Foi ela quem passou para frente a receita que hoje é Patrimônio Imaterial do Município. Em Paracatu, todo dia 5 de julho, é o Dia do Pão do Queijo. O fanatismo é grande, e no festival da iguaria deste ano, comemorado de 5 a 9 de julho, 25 mil unidades foram distribuídas. Nas escolas, as crianças têm aulas para aprender a receita ensinada pelos mestres. 

“Pão de queijo aqui em Paracatu é pertencimento. A qualquer hora que der vontade, tem pão de queijo sendo feito, direto da fábrica, da casa da quitandeira. As ruas têm cheiro de pão de queijo saindo do forno”, celebra o secretário de Cultura e Turismo, Igor Diniz. 

Capital mundial do pão de queijo? 

Está em trâmite na Câmara Federal um projeto de lei do deputado Zé Vítor (PL-MG) que quer dar à cidade de Paracatu o título de capital nacional do pão de queijo. De acordo com o secretário, a lógica é simples: “se o melhor pão de queijo do mundo é feito no Brasil; o melhor pão de queijo do Brasil é feito em Minas Gerais; e o melhor de Minas Gerais é feito em Paracatu, então, o pão de queijo de Paracatu é o melhor do mundo!”, promete.