Flexibilização

Clubes sociais devem reabrir em BH no fim de setembro, após seis meses fechados

Representantes do estabelecimento se reuniram com o secretário de Saúde, Jackson Machado, que prometeu o retorno gradual; anúncio deve ser realizado na sexta (18)

Por Lucas Morais
Publicado em 17 de setembro de 2020 | 14:13
 
 
 
normal

Após as unidades já retomarem as atividades em praticamente todas as cidades da região metropolitana, os clubes sociais de Belo Horizonte seguem fechados há seis meses. Por conta do aumento da inadimplência e da saída de sócios das unidades, o setor apelou para que o Executivo libere o funcionamento. E nesta quinta-feira, dirigentes se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, e o vereador Léo Burguês (PSL) e foram informados que a reabertura vai acontecer a partir do dia 28 de setembro.

A informação foi confirmada ao jornal O Tempo pelo presidente da Federação dos Clubes do Estado de Minas Gerais (Fecemg), Marcolino de Oliveira. A expectativa é que retorno gradual das atividades seja anunciado nesta sexta-feira (18), em uma entrevista coletiva já convocada para às 14h. "Tivemos o encontro e o secretário se comprometeu a autorizar a reabertura", enfatizou.

Segundo Oliveira, a entidade já participou de diversos outros encontros com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da prefeitura para discutir os protocolos sanitários para o setor. "As regras estão publicadas há meses e tivemos tempo suficiente para nos preparar para a reabertura. Estamos fechados há seis meses, os clubes estão com problemas financeiros, fora a saúde física e mental dos associados, sem essa opção de lazer", acrescentou.

Inadimplência

Com cerca de 500 mil sócios na capital, os mais de 60 clubes enfrentam a alta na inadimplência e até a desfiliação de muitos associados. "As unidades até deram descontos, mas mesmo assim muitas pessoas saíram dos clubes. As receitas caíram e as despesas seguem as mesas", enfatiza. Ao todo, são quase 100 mil empregados nos estabelecimentos.

O presidente da Fecemg lembra ainda que praticamente todos os estabelecimentos já estão abertos nas cidades do entorno da capital.

Expectativa

O vereador Léo Burguês, que participou do encontro com o secretário Jackson Machado, alegou que foi realizado o pedido para a reabertura no dia 28, mas que o assunto ainda será discutido pelo comitê da prefeitura. "O secretário assumiu o comprimisso de levar a discussão e, caso seja positivo, será divulgada a reabertura amanhã (sexta-feira). Estamos confiantes que esse é momento adequado para retomar as atividades", afirmou.

Conforme o parlamentar, o prazo de nove dias acontece para que as unidades possam estruturar o retorno das atividades, convocar funcionários e melhorar a limpeza. "As praças, bares e academias reabriram, e os clubes são um mix disos tudo. O sócio vai ter que assinar um termo de responsabilidade para acessar o local e, como tem controle de acesso, é mais seguro até que outros lugares", finalizou.

Já a prefeitura não se pronunciou sobre o assunto.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!