Polícia Federal

Colombiano condenado por morte da namorada há 30 anos é extraditado do Brasil

O preso foi transferido na manhã desta quinta-feira para o país de origem


Publicado em 11 de abril de 2024 | 12:47
 
 
 
normal

O colombiano Jaime Enrique Saade Cormane, condenado a 27 anos de prisão por estuprar e matar a namorada, Nancy Mestre, em 1994, na Colômbia, foi extraditado nesta quinta-feira (11) pela Polícia Federal (PF).

O preso foi transferido na manhã desta quinta-feira. A entrega do preso ocorreu nas dependências do Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. 

O colombiano foi preso no Brasil no mês de maio de 2023, em cumprimento de mandado de captura internacional da Interpol a pedido da Colômbia, pela prática de crime de homicídio e estupro ocorrido há mais de 30 anos.

O caso

Cormane foi condenado na Colômbia sob a acusação de estuprar e assassinar Nancy Mestre, de 18 anos. O crime ocorreu em 1993 durante a noite de réveillon. Conforme informações do processo, Jaime e Nancy eram namorados e saíram para comemorar o ano-novo. Segundo as investigações, o acusado agrediu a jovem e a estuprou. Dias depois, ela não resistiu aos ferimentos e morreu em uma clínica.

A condenação a 27 anos de prisão saiu em 1996, mas Jaime já estava foragido, sendo encontrado somente em 2020 no Brasil, quando finalmente foi preso em Belo Horizonte, mas acabou novamente em liberdade após julgamento no STF que terminou em empate. Ele vivia com nome falso de Henrique dos Santos Abdala.

Em maio de 2023, ele foi preso novamente em Alagoas, após o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar novo pedido de extradição. Desde então, Jaime estava detido no Presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!