Alternativa

Com alta demanda, PBH cria centros pediátricos temporários aos fins de semana

Os CSAAPs poderão funcionar das 7h às 19 já a partir deste sábado (11)

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 10 de junho de 2022 | 06:57
 
 
 

Com a falta de médicos e uma pressão no sistema de saúde, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (10) a criação de centros pediátricos temporários como solução paliativa. Os Centros de Saúde de Apoio ao Atendimento Pediátrico (CSAAP) serão vinculados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A portaria, assinada pela secretária de saúde Cláudia Navarro, considerando que o município "passa por um cenário de maior demanda e pressão assistencial considerando o período de aumento de casos de doenças respiratórias, sobretudo no público infantil". 

Apesar de o texto citar que funcionará um centro por regional, serão apenas cinco espaços, apesar das nove regionais na capital mineira. Os CSAAPs poderão funcionar das 7h às 19h, aos sábados, domingos e feriados. 

Os Centros de Saúde de Apoio ao Atendimento Pediátrico funcionarão temporariamente, pelo período de até três meses, implantados gradativamente a partir deste sábado (11), podendo ser prorrogado em virtude de cenário epidemiológico que justifique o funcionamento ampliado.

Segundo a prefeitura, "excepcionalmente para cobertura das escalas nos Centros de Saúde de Apoio ao Atendimento Pediátrico serão utilizados plantões extras (12h), horas extras (plantões de 6h) ou Banco
de Horas com compensação de duas horas de folga para cada hora de trabalho, nos termos das legislações e autorizações da Câmara de Coordenação Geral – CCG vigentes".

Será permitida a realização de plantões extras por servidores efetivos ocupantes de funções públicas de gerente e gerente adjunto de unidades de saúde e por profissionais efetivos e contratados lotados em unidades de gestão, respeitadas as regras e limites da legislação vigente, desde que prestados em jornada excedente à jornada habitual, sendo o registro eletrônico do ponto obrigatório.

Veja onde ficarão os centros temporários:

- Regional Leste - Centro de Saúde São Geraldo - Avenida Itaituba, 318 - São Geraldo;
- Regional Centro-Sul - Centro de Saúde Carlos Chagas - Avenida Francisco Sales, 1.715 -
Santa Efigênia;
- Regional Pampulha - Centro de Saúde São Francisco - Rua Viana do Castelo, 485 - São
Francisco;
- Regional Venda Nova - Centro de Saúde Rio Branco- R. Crisanto Muniz, 120 - Rio Branco
- Regional Nordeste - Centro de Saúde São Paulo - R. Aiuruoca, 455 – Bairro São Paulo

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!