Moradores do condomínio residencial Solar da Lagoa, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram orientados a sair de suas casas, nesta quarta-feira (20), de forma preventiva. Eles estão próximo ao Complexo Vargem Grande, que ainda está no nível 1. Funcionários da AngloGold que ficam nas vilas operacionais próximas à Mina do Pico também largaram o serviço.
De acordo com a Vale, a sirene vai tocar no meio da tarde, quando o nível será elevado a 2, e os moradores foram avisados antes para que puder se programar na retirada. A ação é preventiva.
Ainda conforme a mineradora, eles serão encaminhados a hotéis da região e de Belo Horizonte. O número de moradores do condomínio não foi divulgado, mas, segundo a Vale, 75 pessoas que vivem perto das barragens da região serão retiradas.
"A gente foi abordado logo pela manhã, eles falaram que a sirene ia tocar entre 16h e 18h e que era para gente tirar só os animais e as coisas importantes que eles coloocariam a gente em um hotel no Alphaville. Isso é um absurdo! Simplesmente batem na nossa porta e falam que a gente precisa sair. Deveriam ter programado antes", disse a advogada Juliana Drumond Furquim Werneck, 40 anos. Ela mora no local há 20 anos com mais 11 pessoas e os animais de estimação.
Na região serão 19 residências evacuadas, que ficam a cerca de 52 quilômetros do centro de Nova Lima. "A gente não sabe como vai ser feita a segurança. Eles falaram que vão colocar a Polícia Militar aqui, mas a polícia não fica parada. A gente compra um imóvel longe da cidade e sofre esse ipo de violência", desabafou a advogada.
Posicionamento AngloGold
Por meio de nota, a AngloGold Ashanti confirmou que 40 funcinários e familiares foram retirados das vilas operacionais. Veja a nota na íntegra:
"AngloGold Ashanti confirma que a Vale removeu preventivamente cerca de 40 empregados e familiares que residem ou trabalham nas vilas do Sistema Hidrelétrico Rio de Peixe, em Nova Lima. A ação foi realizada devido ao nível de alerta de sua barragem Vargem Grande.
A Vale encaminhou as famílias para hotéis e casas de parentes, onde permanecerão até o restabelecimento da condição de normalidade. A AngloGold Ashanti acompanha e monitora todo o processo, sempre mantendo a segurança das pessoas em primeiro lugar.
Cabe ressaltar que a necessidade de evacuação não possui ligação com nenhuma das estruturas da AngloGold Ashanti e deve-se exclusivamente à condição de segurança da barragem Vargem Grande da Vale.
A empresa se mantém aberta ao diálogo e está à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos em seu canal de atendimento: 0800 72 71 500".
Ouro Preto
Ainda de acordo com a Vale, cinco residências serão evacuadas na zona rural de Ouro Preto, na região Central do Estado, também nesta tarde. Os imóveis ficam em uma área conhecida como Engenho Correia, a 15 quilômetros da cidade.
Atendimento
A Vale disse que vai disponibilizar pontos de atendimento específicos para cada cidade e disponibilizará hospedagem, alimentação, transporte e medicamentos, além de uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e médicos. Também será disponibilizado abrigo para animais.
Estrutura
A empresa diz que não houve alteração nos parâmetros geotécnicos de nenhuma das estruturas, que estão passando por inspeções diariamente.
Zona de Autossalvamento
Segundo a Vale, a Zona de Autossalvamento é região do vale a jusante da barragem, cuja distância pode ser considerada em cerca de 10 quilômetros, na qual os avisos de alerta à população são da responsabilidade do empreendedor, sendo, portanto, prioritária numa eventual emergência.
Atualizada às 15h28