Desobrigação

Contagem desobriga uso de máscaras em locais fechados já neste sábado

A decisão foi motivada pelos indicadores epidemiológicos do município

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 29 de abril de 2022 | 12:23
 
 
 
normal

Após reunião do comitê de enfrentamento à pandemia nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, decidiu liberar o uso de máscaras em locais fechados a partir deste sábado (30). As medidas serão publicadas em edição extra do Diário Oficial ainda nesta sexta, mas alguns locais ainda exigirão o uso obrigatório do equipamento. 

De acordo com a prefeita Marília Campos (PT), a obrigatoriedade continuará em unidades de saúde e também no transporte coletivo. "Nós avaliamos que foi importante liberar, temos um grande percentual da popoulação já protegido, não só adulto, adolescente e jovem, como também crianças, onde temos o maior percentual que chega a quase 90% de imunização de primeira dose. Em função desse quadro e pessoas que adoecem menos, temos um menor nível de internação,  a gente resolveu liberar o uso obrigatório", disse a prefeita.

A decisão foi motivada pelos indicadores epidemiológicos do município apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde. 

Segundo o último boletim divulgado pela prefeitura, sete pessoas estavam internadas na UTI e oito, na enfermaria. O município vacinou 80,5% da população com duas doses ou dose única e 50,3% com a dose de reforço, segundo o vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!