Sem data

Contagem suspende aplicação de 2ª dose da Astrazeneca por desabastecimento

Município informou que o Estado orientou aguardar uma nova remessa, mas não há previsão

Por Rômulo Almeida
Publicado em 15 de setembro de 2021 | 17:46
 
 
 
normal

A aplicação da segunda dose da Astrazeneca está suspensa em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, em razão da falta do imunizante. O comunicado foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira (13). 

A Prefeitura de Contagem disse que foi informada pelo governo de Minas Gerais que não há previsão para o recebimento de nova remessa e orientou o município a aguardar. 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) respondeu que o Ministério da Saúde informou que deverá repassar ainda nesta semana doses de Astrazeneca.

O desabastecimento do imunizante atinge outras cidades do país. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o motivo da falta de doses disponíveis da AstraZeneca está associado ao atraso na entrega do componente utilizado para a produção, o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é importado da China.

O Ministério da Saúde prevê que o Brasil deve receber 12 milhões de doses da Astrazeneca até o fim de setembro e, em outubro, mais 50 milhões de imunizantes. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!