Em falta

Contagem suspende cirurgias eletivas por falta de estoque no banco de sangue

A prefeitura da cidade pede que os moradores façam doações de sangue; saiba como colaborar

Por Natália Oliveira
Publicado em 29 de abril de 2023 | 10:03
 
 
 
normal

A prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, suspendeu as cirurgias eletivas por causa da falta de estoques de sangue na cidade. A suspensão foi necessária, já que os procedimentos dependem de reserva de hemocomponentes.

A previsão é que as cirurgias eletivas só voltem a serem feitas quando for sinalizado pela Fundação Hemominas um estoque seguro para a realização das mesmas. “Para manter o atendimento de urgência e emergência aos pacientes, precisamos suspender desde ontem as cirurgias eletivas que necessitam de reserva de sangue. Os nossos estoques são fornecidos pelo Hemominas e lá o estoque está muito baixo”, alertou a médica  a médica hematologista da Agência Transfusional do Hospital Municipal de Contagem (HMC), Andrômmeda Moreira, por meio da assessoria de imprensa. 

A cidade não tem hemocentro, mas conta com uma Agência Transfusional, que realiza exames imuno-hematológicos pré-transfusionais, libera e transporta os produtos sanguíneos para as transfusões no Hospital Municipal de Contagem (HMC), Centro Materno Infantil (CMI) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A doação de sangue pode beneficiar até quatro pacientes com os hemocomponentes: concentrado de hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado. "Convidamos toda a população para que possa se envolver com este ato nobre, a doação de sangue. O sangue é insubstituível e imprescindível para o atendimento dos nossos pacientes. Contamos que o máximo de pessoas nos ajude com este ato tão generoso. Doe sangue, doe vida!”, enfatizou a médica. 

Quem quiser doar sangue pode agendar pelo site do Hemominas ou procurar o hemocentro de Betim ou Belo Horizonte. Importante destacar que se o doador quiser direcionar a sua doação para Contagem, basta informar na hora da triagem da doação. Desta forma, o sangue será destinado à Agência Transfusional do município.

Quem pode doar sangue?

- Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos);

- Estar em boas condições de saúde;

- Pesar mais de 50 kg;

- Menores de 18 anos podem doar mediante autorização dos responsáveis.

Período entre doações:

- Homens: 60 dias (até quatro doações por ano);

- Mulheres: 90 dias (até três doações por ano)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!