ESPERANÇA

Notícia de que vacinação da Covid começa no dia 20 anima a população

Moradores comentam sobre a possibilidade da imunização começar na próxima semana

Por Felipe Castanheira
Publicado em 14 de janeiro de 2021 | 18:20
 
 
 
normal

A divulgação de que a vacinação contra a Covid-19 pode começar na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, animou a população.

A ex-digitadora Tânia Maria Rodrigues, 62, conta que ficou muito feliz com a notícia e quase não acreditou quando ficou sabendo da informação. "Eu acho excelente e se eu fosse a primeira a ser vacinada eu ia pular de alegria, quero que todo mundo seja vacinado. Isso me dá muita esperança", relatou.

José Geraldo Spinola trabalha como autônomo, ele lembra que esperava a vacina há muito tempo. " Vai ser bom pra todos nós, vai fazer muito bem para nossa nação. Tomara que a vacina venha mesmo, tomara que se ache uma solução para esse problema. Estou confiante", descreveu.

A notícia tranquilizou o professor de educação física Leandro da Silva Melo, que teme por seus pais, que fazem parte do grupo de risco.  É essencial que  essa vacinação começasse o quanto antes e se começar no dia 20 seria primordial. Fico muito esperançoso com essa novidade, pois precisamos vencer o covid, que já matou mais de 200 mil pessoas". 

 
Já a cuidadora de idosos Adair de Fátima Silva Soares, 57, se revelou receosa. "Tenho dúvidas se a vacina é mesmo confiável ou não. Primeiro vou espera um pouco, pra mais gente se vacinar antes e só depois vou decidir, quando eu ver o que aconteceu com eles", argumenta.
 
Edileia de Campos, 50, trabalha como autônoma e acredita que a maior parte dos brasileiros vai aceitar se vacinar. "Eu acho que vai ser ótimo, estava precisando mesmo, vai ser muito bom para todos. E acho que todo mundo vai aceitar vacinar, a partir do momento que a própria pessoa se previne, ela vai prevenir  para o próximo também".
 
Atualmente trabalhando com entregas por aplicativo, Bruno Leandro de Freitas, 34, espera que a vacinação permita o surgimento de novas oportunidades de emprego. "É uma coisa muito boa né, pois isso vai abrir mais portas e as pessoas vão ter uma esperança a mais. Está todo mundo aí esperando pela vacina, vai ser muito bom para todos, inclusive abrindo vagas de trabalho", contou.
 
Em reunião com 140 prefeitos nesta quarta-feira (14), o ministro Eduardo Pazuello disse que, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove o uso emergencial de duas vacinas no domingo, a vacinação terá início três dias depois. 

Na reunião, o ministro afirmou que 2 milhões de doses da Coronavac, imunizante fabricado pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan serão distribuídos aos Estados na terça-feira e, com isso, a campanha terá início na quarta-feira, às 10h. A imunização será feita de forma simultânea e gratuita em todo o país.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!