Zona da Mata

Coronavírus: 98% dos leitos de UTI particulares de Juiz de Fora estão ocupados

Balanço do município detalha que cerca de 77% dos leitos de UTI da rede SUS também estão ocupados com pacientes diagnosticados ou com suspeita de Covid-19

Por Lara Alves
Publicado em 02 de dezembro de 2020 | 12:08
 
 
 
normal

A taxa de ocupação de leitos de UTI para cuidados com pacientes infectados ou com suspeita de coronavírus tornou-se outra vez preocupação para a Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, em meio à pandemia. O município concentra cerca de 9.400 moradores diagnosticados com a Covid-19, e balanço epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde revelou nessa terça-feira (1º) que aproximadamente 98% dos leitos de UTI da rede particular estão ocupados.

A taxa é um pouco menor no Sistema Único de Saúde (SUS), mas também desperta atenção – cerca de 77% de leitos para terapia intensiva estão acolhendo pacientes na rede pública. O índice de ocupação geral – que avalia tanto leitos municipais, estaduais e particulares – está em 83,28%.

O boletim apresenta dados da tarde de terça-feira, e sabe-se que até então 115 mineiros com coronavírus estavam internados em leitos de UTI, tanto do SUS quanto da rede particular. Em relação aos leitos de enfermaria também para atendimento de pacientes com Covid-19, sabe-se que 217 dos disponíveis estão ocupados nos sistemas público e privado.

Cenário em Minas Gerais

Quanto à rede pública de saúde, o cenário é relativamente mais tranquilo no Estado que em Juiz de Fora, segundo painel de monitoramento mantido pela Secretaria de Estado de saúde (SES-MG). Estatística indica que 68,38% dos leitos de enfermaria estão ocupados em Minas Gerais, sendo que apenas 7,24% deles com pacientes com suspeita de Covid-19 ou com diagnóstico já confirmado.

Sobre os leitos de UTI, sabe-se que 65,41% estão ocupados – taxa menor que na rede pública no município da Zona da Mata – e 23,29% deles abrigam mineiros com sintomas gripais suspeitos ou relacionados à infecção pelo coronavírus. Hoje, o Estado soma mais de 424 mil diagnosticados com a Covid-19, sendo que 10.121 pessoas morreram na região após contraírem o vírus.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!