Formatura inusitada

Coronavírus: Após colação virtual, novos médicos buscam diploma por drive-thru

Turma de 40 formandos colou grau de forma online na quinta-feira (16) e, nesta sexta (17), foram buscar o canudo na faculdade, em Vespasiano; portaria do MEC permitiu antecipar formatura

Por Thiago Nogueira
Publicado em 17 de abril de 2020 | 17:32
 
 
 
normal

A Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), de Vespasiano, na região metropolitana da capital, realizou, nessa quinta-feira (16), a colação virtual de grau de 40 alunos do curso de medicina. Tudo foi transmitido ao vivo, em conferência pela internet, com a presença de professores, diretores, formandos e familiares, todos, em suas casas, para respeitar as recomendações de isolamento devido à pandemia do novo coronavírus.

A entrega dos diplomas foi ainda mais inusitada. Ela se deu na manhã desta sexta-feira (17), na forma drive-thru, no estacionamento do campus da instituição. Com o certificado de conclusão em mãos, os agora médicos já puderam iniciar o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) para reforçar o time de atendimento contra o Covid-19. A maioria já têm proposta para trabalhar em prefeituras ou em laboratórios de pesquisa.  

Portaria do Ministério da Educação (MEC), editada no último dia 9, autorizou a antecipação das colações de graus dos alunos de medicina e outras áreas de saúde, desde que completada 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado. A turma da Faseh é a primeira do Estado a antecipar a formatura.

A cerimônia de colação de grau aconteceu por meio de uma plataforma acadêmica digital. "Dentro das possibilidades, foi uma formatura muito legal, emocionante", conta o recém-formado Ivan Vilaboim, juramentista da turma. Depois, foi a vez de buscar o canudo, sem precisar sair do carro.

"É uma formatura atípica, mas, de certa forma, especial, porque nunca tinha acontecido isso. Mas não deixamos de ver as pessoas que a gente gosta, de comemorar dentro de casa, com nossos familiares mais próximos", ressalta o novo médico, Bernardo Morais Alves, que fez questão de buscar o diploma ao lado dos pais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!