O município de Bom Despacho, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, tem o primeiro caso de Covid-19. Trata-se de um homem de 56 anos, diabético. Segundo a secretária de Saúde da cidade, Neide Braga, o homem não chegou a ser atendido na Santa Casa, hospital de referência para Covid-19 no local.

Ele teria viajado a Belo Horizonte, onde foi atendido no Hospital Mater Dei, e também realizou o teste na capital. O hospital de BH já foi procurado pela reportagem para confirmar a informação. 

Ainda de acordo com a secretária, o homem procurou atendimento médico ao apresentar tosse e coriza e já retornou a Bom Despacho, onde permanece em isolamento domiciliar.

O caso está contabilizado no boletim diário da Secretaria de Estado de Saúde (SES) da manhã desta quarta-feira (6). De acordo com a pasta, é o segundo caso do município.

Mas a prefeitura considera que o novo paciente seja o primeiro, porque a outra paciente era uma mulher que havia contraído a doença em uma viagem ao exterior e que, apesar de residir em Bom Despacho, havia feito todo o tratamento em Belo Horizonte, onde foi curada.

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Despacho contabiliza 190 casos suspeitos de Covid-19, desde o começo da pandemia, e nenhum óbito está sob investigação. Há uma pessoa internada na Santa Casa da cidade atualmente, ainda aguardando resultado de exame. 

Município diz planejar testes para todos os casos suspeitos

A Prefeitura de Bom Despacho afirma que vai testar todos os casos suspeitos de infecção pelo coronavírus. Segundo a secretária de Saúde, Neide Braga, foram testadas 56 pessoas, até então. Destes testes, 51 já tiveram retorno negativo. 

Além de cem testes de PCR, mais precisos, para os pacientes que fiquem internados com sintomas mais graves, o município recebeu 120 testes rápidos do governo federal e adquiriu outros 300, que ainda não foram entregues. 

O comércio da cidade está liberado, com restrições, e o uso de máscara é obrigatório em locais públicos. 

(Esta matéria está em atualização)