previna-se

Corrida Circuito Vida, em BH, promove educação para a redução do câncer de mama

No Dia Mundial da Saúde - 7 de abril -, a Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (Asprecam) realiza evento para conscientizar a sociedade sobre a importância do autocuidado

Por FM O TEMPO
Publicado em 02 de abril de 2024 | 19:18
 
 
 
normal

Para lembrar a importância do autocuidado na prevenção contra o câncer de mama, a Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (Asprecam), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, realizará a Corrida Circuito Vida, em 7 de abril. Nesta mesma data é celebrado o Dia Mundial da Saúde.

O evento será realizado no Parque Juscelino Kubitschek, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a partir das 8 horas da manhã. Mais do que uma atividade esportiva, o evento é uma celebração dos 40 anos de atuação da Asprecam, que lidera o Movimento Mamamiga pela Vida e, sobretudo, da vida das mulheres, do autocuidado e da solidariedade.

Para a presidente da Instituição, Mônica Bessa, é fundamental falar em medidas preventivas já que muitos casos podem ser evitados. “O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Estudos mostram que a conscientização e o autocuidado podem reduzir a incidência e a mortes. Por isso, usamos o dia da saúde para celebrar essa possibilidade, educando a sociedade”, explica.

Programação pela saúde

Para promover uma experiência estimulante, o Circuito Vida oferecerá uma programação variada, com corrida de 5km e caminhada de 3km. Além disso, serão realizados check-ups médicos, alongamentos, aulas de dança, oficinas de arteterapia, práticas de meditação e muito mais.

Segundo a presidente da Asprecam, a proposta é que o momento seja um momento de lazer em saúde e um convite para cuidar de si mesmo e se conectar com práticas que alimentam o corpo, a mente e o espírito.

Corra para apoiar

A conscientização do público sobre a importância do autocuidado na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, diabetes e hipertensão. Os participantes terão, ainda, a oportunidade de contribuir com a manutenção do Programa Dedicação, as Asprecam, que oferece apoio para mulheres diagnosticadas com câncer de mama, desde o diagnóstico até o final do tratamento, na rede SUS.

Para manter o custeio, a Asprecam depende de colaboração e organiza, periodicamente, eventos. Nesse sentido, a corrida tem ainda o caráter de suporte àquelas que estão em tratamento. Interessados em colaborar, podem comprar o kit de corrida, que terá parte de seu valor destinado diretamente para a iniciativa.  Os kits podem ser adquiridos pelo site da corrida.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!