Imunização em BH

Covid-19: idosos com mais de 89 anos começam a ser vacinados em BH

Primeiro dia de cadastro para imunização teve congestionamento nas linhas telefônicas da prefeitura e, até as 14h, município recebeu mais de 7.000 inscrições

Por Rômulo Almeida
Publicado em 08 de fevereiro de 2021 | 20:13
 
 
 
normal

No primeiro dia de cadastro para a vacinação de idosos com idade a partir de 89 anos em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (8), foi registrado um grande número de pedidos de inscrição pelo telefone 156. O grande fluxo de chamadas causou congestionamento na linha em determinados momentos do dia. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) orienta que os idosos ou seus responsáveis priorizem o cadastramento pelo portal online do governo municipal.   

Até as 14h desta segunda-feira (8), já haviam sido contabilizadas mais de 7.000 inscrições. Equipes da prefeitura nas regionais Oeste e Barreiro entraram em contato no mesmo dia com os primeiros idosos, agendaram a visita e foram até as residências para a imunização. 

Um dos primeiros vacinados foi José Batista Soares, que completará 99 anos nesta quarta-feira (10). Soares é morador da regional Oeste e não esconde a ansiedade para receber a segunda dose do imunizante. “Estou ansioso para abraçar meus familiares e meus netos outra vez”, diz.Ao longo desta semana, todas as regionais vão seguir agendando a vacinação para os idosos já cadastrados, segundo a prefeitura.  

Com a notícia de que está no próximo grupo prioritário em BH, Jovercino de Pádua, 97, afirma: “Daqui a três anos vou estar completando 100”. Ele se orgulha de ter chegado a essa idade ainda com disposição para cuidar de uma loja de equipamentos elétricos da qual é sócio, no bairro Engenho Nogueira, na região Noroeste da capital. “Eu estou esperando que eles chamem para vacinar, porque não tem outra saída, né. Essa doença está tomando conta não é só do Brasil, mas do mundo inteiro”, diz.  

A filha de Tininho, como Jovercino é conhecido, foi responsável por fazer o cadastro dele no site da prefeitura, logo no início do dia. Ela comemora a possibilidade de imunização que dará mais liberdade e qualidade de vida ao seu pai. “Fiz o cadastro dele pela internet, porque o telefone da prefeitura não atende, o 156. Acho que logo ele vai estar tomando a vacina. Acredito que vai ser muito bom, e estamos esperando as outras vacinas chegarem para a gente sair da pandemia. Para eles (idosos) também não é bom, porque ficam muito presos, tem que dar liberdade para eles ir e vir. Meu pai sai, vai para o serviço, mas a gente fala para ele não aglomerar, usar álcool e máscara", conta.  

Já a família de José Luiz Lourenço, o lendário Mestre Conga, 94, um dos grandes nomes do samba da capital mineira, conseguiu cadastrá-lo por telefone. O sambista comemora e deixa um recado sobre a importância da vacinação. “Tudo que faz bem à saúde a gente tem que ficar satisfeito. Adoecer é muito triste. Sabendo que tem a vacina, se não vacinar, a gente tá agindo contra a gente”, diz Conga.   

Com a instabilidade do atendimento pelo telefone, a prefeitura pede para que os idosos ou os responsáveis pelo cadastro façam a inscrição pelo site da PBH (pbh.gov.br). O Município reforça que, independentemente do canal utilizado (156 ou internet), todos os idosos a partir de 89 anos serão vacinados. O agendamento para vacinação, com dia, hora e local, será planejado pela Secretaria Municipal de Saúde e divulgado posteriormente.  

Belo Horizonte tem 10 mil pessoas com idade a partir de 89 anos, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. As doses de vacinas disponíveis na capital são capazes de imunizar todo esse grupo. Em entrevista coletiva na sexta-feira (5), o subsecretário Municipal de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano Pimenta, afirmou que a vacinação vai acontecer em até duas semanas após o cadastro.   

Passo a passo  

A realização do cadastro pelo número 156 está disponível de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h e aos finais de semana e feriados de 7h às 20h, na opção 2.  

Já o cadastro pelo site pode ser feito durante todo o dia. Após acessar o site pbh.gov.br, o idoso ou responsável deve clicar em Coronavírus: Campanha de Vacinação. Na página seguinte, escolher o item vacinação para público a partir de 89 anos e clicar no botão “quero fazer o cadastro”.   

Após o cadastro, o idoso vai receber um contato da prefeitura para realizar o agendamento da data da vacinação, que pode ser em domicílio ou no posto de vacinação. Para quem optar pela imunização em um posto, a confirmação do local também será feita pela prefeitura na mesma ligação realizada para o agendamento.   

Podem se cadastrar todos os idosos nascidos até 29/02/1932 e que tenham residência em Belo Horizonte.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!