Vacinação

Covid: BH amplia vacinação para todas as grávidas e faz repescagem com Coronavac

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 37 mil pessoas imunizadas com Coronavac na capital ainda não compareceram aos pontos de vacinação para receber a segunda dose

Por Hellem Malta
Publicado em 21 de junho de 2021 | 17:18
 
 
 
normal

Após buscar a nova remessa de 49.058 doses de vacinas contra Covid-19 destinadas a capital mineira, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Prefeitura de Belo Horizonte informou que vai ampliar, a partir desta terça-feira (22), a vacinação para todas as gestantes e puérperas sem comorbidades. Além disso, vai convocar para a repescagem as pessoas dos grupos já contemplados que precisam completar o esquema vacinal com a segunda dose da Coronavac e que, por algum motivo, não compareceram aos postos para tomar a vacina.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 37 mil pessoas (9,88%) de um total de 374.269 imunizadas com Coronavac, incluindo idosos e trabalhadores da saúde, ainda não compareceram aos pontos de vacinação. “Os públicos pendentes para receber a segunda dose de Coronavac foram convocados a tomar a vacina. A Prefeitura reservou a vacina para este público por cerca de 10 dias, mas as doses precisavam ser utilizadas para não haver perda de doses”, disse.

A aplicação da segunda dose da Coronavac mesmo depois do intervalo de 28 dias, segundo a secretaria de saúde, não compromete a eficácia da vacina. “Com a nova remessa recebida pelo município, essas pessoas receberão a segunda dose do imunizante”, afirma.

Para serem imunizadas contra a Covid-19, as gestantes (independentemente do período gestacional) e puérperas sem comorbidades devem obedecer alguns critérios como morar em Belo Horizonte; apresentar documento de identificação com foto; não ter recebido vacina contra a Covid-19; não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias; não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. Além disso, as grávidas devem levar a prescrição médica com recomendação para tomarem a vacina e as puérperas precisam apresentar a Declaração de Nascido Vivo (DNV), certidão de nascimento ou óbito.

Além de cumprir essas orientações, as gestantes sem comorbidade devem apresentar um documento que comprove o estado gestacional, como carteira de acompanhamento do pré-natal ou laudo médico. Os pontos de vacinação para este público são exclusivos e os endereços podem ser verificados no site da Prefeitura.

Já para concluir o esquema vacinal e receber a segunda dose da Coronavac, as pessoas precisam levar comprovante de residência, cartão de vacina, documento de identidade e CPF. Os locais de vacinação para este público serão divulgados ainda na tarde desta segunda-feira (21), também no portal da PBH.

Os postos de vacinação funcionam das 7h30 às 16h30 para pontos fixos e das 8h às 16h30 para pontos de drive-thru. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os usuários devem ficar atentos aos locais de vacinação, já que por questões de logística os pontos são alterados frequentemente.

VACINAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA – A Prefeitura de BH informou que esperava ampliar a vacinação por faixa etária e para lactantes com essa nova remessa de vacinas. Porém, devido ao quantitativo disponibilizado ao município – 850 doses de AstraZeneca, 40.600 de Coronavac e 7.068 de Pfizer – que representa 9,65% do total de 508.170 imunizantes recebidos pelo Estado na última sexta-feira (18), essa ampliação ainda não será possível.

Na última terça-feira, o Secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, criticou o fato de Belo Horizonte ter recebido no lote anterior apenas 3,3% das vacinas, e disse que esperava voltar a receber a quantidade normalmente entregue, de 12% a 14%.

Dessa forma, vacinação por faixa etária na capital continua estacionada entre as pessoas de 56 e 59 anos. “A Secretaria Municipal de Saúde aguarda uma nova remessa e reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo de vacinação”, disse.

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!