Imunização

Covid em BH: 861 mil pessoas estão com dose de reforço atrasada

Prefeitura convocou todo o público adulto para a vacinação, mas 42% do público não compareceram

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 21 de março de 2022 | 20:30
 
 
 
normal

Cerca de 42% do público convocado a receber a dose de reforço das vacinas contra a Covid-19 em Belo Horizonte não compareceram aos postos de vacinação até agora, segundo a prefeitura. Desde setembro, quando a terceira dose começou a ser aplicada na capital, aproximadamente 2 milhões de pessoas foram convocadas a se vacinar e 861.853 estão atrasadas. Em Minas Gerais, a situação se repete e 5,1 milhões de pessoas estão com o calendário vacinal incompleto

Todos os adultos da cidade foram convocados para o reforço e os postos de vacinação estão abertos de segunda a sábado para a repescagem. Quem foi infectado pelo coronavírus próximo à data da vacinação deve esperar 30 dias desde o início dos sintomas para se vacinar, porém os demais atrasados podem procurar a vacina em qualquer um dos endereços listados no site do governo municipal. Por ora, as crianças e adolescentes de até 17 anos não estão elegíveis para receber a dose de reforço, já que não há recomendação no Plano Nacional de Imunizações. 

“Está acontecendo uma pandemia dos não vacinados. Isso acontece no mundo inteiro e não é diferente em Belo Horizonte. As pessoas que estão morrendo de Covid são, em sua grande maiores, não vacinadas ou com vacinação não completa, e isso inclui quem tem apenas duas doses. É importantíssimo tomar a terceira dose, ou dose de reforço”, pontua o infectologista Unaí Tupinambás, membro do comitê de enfrentamento à pandemia de Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). 

A prefeitura afirma que, para expandir a cobertura da terceira dose, tem realizado divulgações durante programas de rádio e equipes de saúde conferem a situação vacinal dos moradores em visitas domiciliares e nos atendimentos nos Centros de Saúde de Atenção Primária.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!