Imunização

Covid: PBH começa a vacinar idosos e imunocomprometidos com nova dose de reforço

O público precisa ter sido imunizado pela última vez há mais de seis meses


Publicado em 11 de dezembro de 2023 | 10:59
 
 
 
normal

Idosos e imunocomprometidos já podem se vacinar com mais uma dose da vacina bivalente contra a Covid-19 em Belo Horizonte, a partir desta segunda-feira (11 de dezembro). O público, considerado do grupo de risco, precisa ter sido imunizado pela última vez há mais de seis meses para tomar o reforço.

O público idoso é composto por pessoas com mais de 60 anos, enquanto os imunocomprometidos devem ter 12 anos ou mais. O segundo público são pessoas cujo sistema imunológico está enfraquecido ou comprometido e, por isso, são mais suscetíveis às complicações da Covid-19.

Para aplicação da vacina, a pessoa não pode ter tido Covid-19 com início de sintoma nos 30 dias anteriores à aplicação. Também é exigida a apresentação do cartão de vacina e documento de identificação com foto.

A cobertura vacinal com a vacina bivalente está abaixo do esperado em Belo Horizonte. Segundo dados da prefeitura, 51,8% dos 485 mil moradores com mais de 60 anos receberam o imunizante, que oferece proteção maior contra as variantes da Covid-19.

"A vacina é a melhor forma de prevenção", adverte o subsecretário de Promoção e Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos. O gestor acrescenta: "o imunizante é seguro e indispensável para reduzir as internações e os óbitos".

Onde ocorre a vacinação?

A vacinação em Belo Horizonte será realizada nos 152 centros de saúde, distribuídos pelas nove regionais da capital mineira. Os horários de funcionamento e os endereços completos podem ser consultados no site da prefeitura.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!