Novos e antigos grupos

Covid: Veja onde grávidas e grupo da repescagem podem se vacinar em BH

A partir desta terça-feira (22), a imunização destes grupos segue ao longo desta semana em pontos fixos e drive-thru

Por Da Redação
Publicado em 22 de junho de 2021 | 08:38
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nessa segunda-feira (21), que mais dois novos grupos podem procurar os postos de saúde fixos, extras ou drive-thru para se vacinarem a partir desta terça (22). Os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 16h30, enquanto os postos drive-thru, das 8h às 16h30. A imunização segue ao longo da semana. 

Veja os novos grupos chamados:
- Todas as grávidas, independentemente do período de gestação, e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto, independentemente da evolução da gestação). São apenas 19 postos disponíveis. Veja todos neste link. Além disso, há uma série de critérios a serem cumpridos. O primeiro é que a gestante deve ser avaliada por um médico e, no momento da vacinação, levar um laudo autorizando a imunização. Ela também precisa ser cidadã residente de Belo Horizonte, levar documento de identificação com foto; não ter recebido vacina contra a Covid-19 anteriormente ou nenhuma outra nos últimos 14 dias.  Por fim, não pode ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. As gestantes sem comorbidade – a partir da 29ª semana – deverão apresentar um documento que comprove o estado gestacional, como carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico. Já a puérpera deve apresentar Declaração de Nascido Vivo (DNV), certidão de nascimento ou óbito. 

- Todas as pessoas que, por algum motivo, perderam a data de aplicação da segunda dose com Coronavac. Belo Horizonte estima que 37 mil pessoas perderam o chamamento para aplicação da dose que completa o esquema vacinal com Coronavac. Por isso, a prefeitura, agora, faz uma repescagem. É necessário levar o comprovante de residência, cartão de vacina (onde conste a aplicação da primeira dose), documento de identidade e CPF. São 28 postos disponíveis para este grupo (consulte neste link)

- Belo Horizonte segue vacinando quaisquer outros grupos que, por ventura, já foram chamados a comparecerem e não puderam ir. No caso da vacinação por idade, por exemplo, pessoas de 56 anos para cima podem procurar um posto de saúde, assim como caminhoneiros, trabalhadores de limpeza, pessoas com comorbidades etc. Os locais que aplicam doses para estas pessoas estão neste link, mas vale checar, no site da PBH, as condições e documentos necessários. 

A Secretaria Municipal de Saúde pede que os usuários devem ficar atentos ao site da PBH, já que os pontos de vacinação são alterados frequentemente. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!