Alerta

Criança é diagnosticada com febre maculosa em Extrema, no Sul de MG

O estado de saúde é estável, e ela está sob cuidados e em casa; o caso foi confirmado nesta quinta-feira (14 de setembro)

Por Rayllan Oliveira
Publicado em 15 de setembro de 2023 | 13:23
 
 
 
normal

Uma criança foi diagnosticada com febre maculosa na cidade de Extrema, no Sul de Minas. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, o estado de saúde é estável, e ela está sob cuidados e em casa. O caso foi confirmado nesta quinta-feira (14 de setembro). 

Até o momento, a cidade de Extrema teve cinco casos notificados da doença que é transmitida pela picada do carrapato. Destes, quatro tiveram os resultados dos exames negativos. Após a confirmação do diagnóstico da criança, a Secretaria de Saúde emitiu um alerta a população. 

“Ao surgirem os primeiros sintomas, é fundamental buscar imediatamente uma avaliação médica. O tratamento envolve o uso de um antibiótico específico e deve ser iniciado assim que houver suspeita da doença. Em casos graves, pode ser necessária a internação. A falta de tratamento ou a demora podem agravar o quadro clínico”, disse, em nota.  

A prefeitura de Extrema destacou que tem realizado dedetização nos ambientes de convívio propícios aos carrapatos. A orientação é para que os moradores sigam as medidas preventivas, a fim de evitar novos casos da doença. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!