Atenção, moradores!

Defesa Civil emite alerta de alto risco geológico em BH até quarta (13)

Entre as recomendações para reduzir os riscos, estão colocar calha nos telhados dos imóveis e não jogar lixo e entulhos nas encostas

Por Lisley Alvarenga
Publicado em 09 de janeiro de 2021 | 21:27
 
 
 
normal

Diante do grande volume de água que vêm atingindo Belo Horizonte nos últimos dias, a Defesa Civil do município emitiu, na noite deste sábado (9), um alerta de risco geológico em função do grau de saturação do solo na capital. O comunicado é válido até quarta-feira (13), e é direcionado, principalmente, aos moradores de regiões da cidade em que há maior exposição – são aqueles mais propensos a registrarem acidentes construtivos, como desabamentos de muros e deslizamentos de encostas.

O alerta emitido pelo órgão é para risco alto, segundo o diretor de Articulação Institucional e Mobilização da Defesa Civil de BH, Roger Victor. “Entre as recomendações para diminuição do risco geológico, está colocar calha nos telhados dos imóveis, consertar vazamentos em reservatórios de água, não jogar lixo e entulhos nas encostas, não despejar esgoto nos barrancos e não fazer queimadas”, alertou.

Previsão do tempo

Já conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo em Minas Gerais, para este domingo (10), é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas regiões Oeste, Sul, Sudoeste, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Metropolitana. Nas demais regiões, o céu deve permanecer parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Previna-se

Moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de desastres naturais por SMS, através da plataforma 40199. O usuário de celular precisa se cadastrar para receber os alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos.

Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

“A divulgação de alertas é parte indispensável das ações preventivas e possui foco na mitigação dos riscos. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço ‘defesacivilbh’”, finalizou Roger Victor.

Confira o alerta da Defesa Civil de BH:

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!