Barreiro

Denúncia de aplicação de doses da Pfizer vencidas em BH é falsa; entenda

A primeira vez que lotes da fabricante chegaram ao Brasil foi em abril deste ano – dois meses depois da suposta vacinação

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 02 de dezembro de 2021 | 14:31
 
 
 
normal

Uma publicação no Instagram denuncia que uma adolescente de 14 anos teria recebido, no bairro Milionários, região do Barreiro, em Belo Horizonte, doses da Pfizer com validade marcada para fevereiro deste ano – o que, se fosse verdade, representaria um lote vencido. Contudo, trata-se de um erro de notação no cartão de vacinação, apenas.

O texto alega que uma pedagoga procurou a página para “esclarecer uma questão”, e um vídeo no qual o cartão da jovem aparece é apresentado. Todavia, a primeira vez que lotes da fabricante chegaram ao Brasil foi em abril deste ano – dois meses depois da suposta vacinação. 

À época, inclusive, não havia aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para administração das doses em adolescentes – o que ocorreu em setembro. Procurada, a prefeitura de Belo Horizonte informou que “não há, até o momento, aplicação de imunizantes vencidos na capital”. 

“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que houve um erro de digitação pelas equipes da unidade e a usuária pode comparecer ao local para a devida correção no cartão de vacinação. O município irá reorientar os profissionais”, pontua o Executivo.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!