Mesmo durante o carnaval o trabalho do Corpo de Bombeiros continua a todo vapor em Brumadinho, região atingida pelo rompimento da barragem da Vale localizada próxima ao Córrego do Feijão, na região metropolitana de Belo Horizonte. Nesse sábado (2) durante escavações, a equipe encontrou um cilindro de gás, e de acordo com a corporação poderia ser acetileno, produto altamente explosivo.

O cilindro foi encontrado na Instalação de Tratamento de Minério (ITM), local onde os bombeiros realizam buscas, e estava parcialmente soterrado numa área de lama bastante fluida.

A área da ITM, que estava sendo demolida, foi isolada por segurança, interrompendo o serviço. A equipe especializada em produtos perigosos foi acionada para identificação, manejo e demais medidas de segurança, evitando um novo problema. Com o cilindro já lacrado foi feita a drenagem da água ao redor com bombas d'água. Após a contenção, foram feitas medições noutros pontos da área, para certificar a segurança.

Mais trabalho

Além da operação próxima a ITM, outra equipe do Corpo de Bombeiros realizou uma operação de busca com bote no Rio Paraopeba, onde ele se liga ao Córrego do Feijão. De acordo com a corporação, não houve novidades.

Precaução

Visando a integridade física das pessoas envolvidas no trabalho de buscas, a corporação teve de construir uma estrutura inédita no país para descontaminação.

Ao final do turno, como medida protocolar em situações deste tipo, todos os bombeiros passam pelo corredor de descontaminação. Como são centenas de bombeiros envolvidos, foi necessário contruir uma estrutura específica para dar vazão à grande demanda de trabalhadores.

Atualmente são 109 militares envolvidos nas buscas, divididos em 15 frentes de trabalho, com 51 máquinas em operação, além de um drone.