Mina do Feijão

'Tragédia em Brumadinho pode ser maior que a de Mariana', diz tenente

Rompimento de barragem da Vale deixou ao menos 200 desaparecidos e três mortos nesta sexta-feira (25)

Por Letícia Fontes
Publicado em 25 de janeiro de 2019 | 17:33
 
 
 
normal

De acordo com o tenente-coronel Eduardo Ângelo Gomes, Comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres, se confirmada as suspeitas, a tragédia em Brumadinho é maior e mais grave do que  o desastre ocorrido em Mariana, em novembro de 2015. Na ocasião o rompimento da barragem da Samarco, da Vale, matou 19 pessoas em Bento Rodrigues, distrito de Mariana.

 Na tarde desta sexta-feira (25), uma barragem da Vale se rompeu na cidade da região metropolitana de Belo Horizonte deixando pelo menos 200 desaparecidos.

“Esse rompimento soterrou varias estruturas da empresa. O que temos de histórico e não podemos confirmar isto ainda é o refeitório  estava cheio e a administração também. Segundo as testemunhas, esse refeitório cabia 300 pessoas, proximadamente, mas não podemos confirmar essa informação, porque a Vale ainda não nos conseguiu passar a dimensão e quantos funcionários estão desaparecidos. Mas se isto se confirmar, nós temos uma situação muito pior em relação ao número de vítimas”, afirmou. 

Ainda segundo o tenente-coronel Gomes, três corpos foram resguardos nesta região. Segundo ele, a Vale informou que não há risco de rompimento de rompimento da segunda barragem, próxima ao local de rompimento da primeira, que é de água.

“Até o momento, três vítimas fatais e 100 pessoas foram resgatadas com vida. Elas estavam próximas as estruturas que foram atingidas”, complementou.

Moradores de alguns bairros da cidade de Brumadinho tiveram que deixar suas casas por causa dos riscos. Prefeituras de cidades próximas emitiram alerta para o risco de elevação do rio Paraopeba, que fica próximo ao local do deastre. Segundo o Corpo de Bombeiros os rejeitos atingiram o rio Paraopeba às 15h50.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!