Virou confusão

Em ação de influenciador em Paracatu, pessoas depredam praças e escalam igreja

Prefeito considerou o ato como absurdo, enquanto César Rincón se comprometeu a pagar os reparos e as multas

Por O Tempo
Publicado em 08 de novembro de 2023 | 10:48
 
 
 
normal

Uma ação do influenciador César Rincón, que tem 1,8 milhão de seguidores no Instagram, terminou em caso de polícia na cidade de Paracatu, no Noroeste mineiro. O influencer foi até a cidade para entregar prêmio de rifas e aproveitou para fazer um “caça ao tesouro”. Ele escondeu chaveiros em três praças do município. Quem encontrasse, receberia R$ 5.000.

Com a possibilidade de prêmio, a população se juntou nos endereços, o que assustou moradores e agentes públicos. Uma promotora do Ministério Público acionou a Polícia Militar e a Polícia Civil após presenciar danos na igreja do Santana, localizada na praça do Santana, um dos pontos da “caçada”. 

Pelos stories, o influenciador dava dicas aos seguidores. Ele sugeriu que o chaveiro estava perto da igreja, o que motivou alguns internautas a escalarem o templo. A perícia e a Polícia Militar identificaram que as praças Antônio Carlos e Mário Campos também foram depredadas. 

Por meio das redes sociais, o prefeito Igor Santos lamentou a situação e prometeu multa pesada ao influencer. “Absurdo o que aconteceu nas praças de Paracatu. Eu entendo, é legal demais ganhar carro, ganhar prêmio, realizar o sonho das pessoas, mas tem limite claro. É muito fácil depois falar que a prefeitura tem que investir em praça, mas é claro, pessoal destrói tudo em uma noite só. Já pedi ao Conselho do Patrimônio Histórico que delibere e aplique multa sobre isso. Também vamos acionar o Ministério Público. Passou de todos os limites. Não podemos aceitar, é o patrimônio do povo do Paracatu, temos que respeitar e zelar o que é nosso”, afirmou.

Na publicação, o influencer César Rincón rebateu e disse que se o político não fosse prefeito, “ele também estaria lá caçando os R$ 5.000”. “Não vejo problema nenhum em arcar com qualquer responsabilidade. Pago a multa e reformo as praças do meu bolso”, respondeu.

Pelas redes sociais, o influencer chegou a compartilhar a foto de pessoas escalando a igreja e repudiou. “Pô gurizada, aí não pô”. Depois, Rincón disse que não imaginava a proporção do evento, se desculpou, reafirmou que vai pagar multa e as reformas do próprio bolso. “Eu fui o errado, assumo total erro, não quero parecer certo, mas já tinha deixado claro que pagaria qualquer custo. O povo de Paracatu me abraçou e se precisar, tiro do meu bolso para não atrapalhar em nada”, afirmou. 

O influenciador ainda disse que o prefeito pode o denunciar para o Ministério Público, já que as ações dele são “100% legalizadas”.

Por meio de nota, a Polícia Civil de Minas Gerais disse que "tão logo acionada sobre os acontecimentos, encaminhou uma equipe da perícia oficial ao local dos fatos para a coleta de vestígios que subsidiarão as investigações". Ninguém foi preso e a PC vai investigar os fatos. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!