Em BH, devotos de São José fazem preces por bênçãos na família e no trabalho

A solenidade de São José será celebrada na próxima terça-feira (19 de março), data em que a igreja do santo no centro de BH comemora 120 anos

Por Isabela Abalen e Rayllan Oliveira
Publicado em 16 de março de 2024 | 03:00
 
 
 
normal

Liturgicamente, a cuidadora Lidiane Lelles, de 39 anos, participa da missa das 7h na Igreja de São José, no centro de Belo Horizonte. Ela, que é moradora da cidade de Ravena, na região metropolitana, e trabalha na capital mineira, tem o ato religioso como o seu primeiro compromisso do dia. Um gesto de devoção ao santo, pai adotivo de Jesus.

"Sempre participo, e estarei na festa de São José. Sou devota dele, assim como a minha patroa", conta a cuidadora. Para Lidiane Lelles, ir à igreja que recebe o nome do santo é um "combustível" diante dos desafios diários. "Jesus nos prometeu que nos acompanharia até o final dos tempo, e segue nos acompanhando. É importante ter fé, um norte, um caminho para seguir", acrescenta.

A solenidade de São José será celebrada na próxima terça-feira (19 de março). O rito religioso será na data em que o templo, localizado no coração da capital mineira e um dos mais emblemáticos da cidade, completará 120 anos. Para a festa deste ano, a expectativa é de que 15 mil fiéis participem das celebrações.

"Vou trazer o meu terço e a minha carteira de trabalho. Minha prece é para São José  abençoar o meu emprego e toda a minha família", conta o estudante e auxiliar administrativo, Ataydes Dias. A devoção ao pai adotivo de Jesus é uma tradição familiar, repassada por gerações. "Minha família é muito católica, e sempre reza para São José. Eu também sou assim, aprendi com o meu pai e com a minha mãe", relata.

Uma tradição que faz o auxiliar administrativo reservar alguns minutos de seus dias para um momento de reflexão e oração na Igreja de São José. "Trabalho no centro, e sempre vou à igreja. Tenho muita devoção a São José, e espero que ele nos abençoe", finaliza.

Programação completa

De 16 a 18 de março: 
Missas e Novena - segunda a sábado: 
7h, 8h e às 18h (Missa e Novena)
Missas e Novena aos domingos: 
07h, 08h30, 10h, 11h30 (Missa e Novena), 16h, 17h30 e 19h (Missa e Novena) 
Dia 19 de março: 
Missas às 6h, 7h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e às 18h (com procissão)
 
Onde: Santuário Arquidiocesano São José 
Rua dos Tupis 164, Centro - Belo Horizonte

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!