Sistema prisional

Em meio a crise, Padova deixa Suapi 

Subsecretário confirmou que ‘interferências externas’ motivaram a sua saída da pasta

Por Rafaela Mansur
Publicado em 08 de julho de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

As constantes interferências políticas nas decisões da Subsecretaria de Administração Prisional de Minas (Suapi) foram um dos motivos que levaram o procurador de Justiça Antônio de Padova Marchi a abandonar o cargo de subsecretário da pasta. A decisão foi confirmada ontem por ele, que deixa a função em meio à crise do sistema penitenciário do Estado. O coronel da Polícia Militar Edilson Ivair Costa, que comandava a 18ª Região da Polícia Militar, responsável por 55 cidades do Sul de Minas Gerais, deve assumir o cargo. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) não confirma a saída do subsecretário nem o nome do substituto.

“Interferências externas sempre acontecem e acabam desgastando”, disse Marchi, sem detalhar as interferências que vinha sofrendo nem suas origens.

Conforme O TEMPO mostrou em reportagem no mês de maio, a nomeação de servidores inexperientes na Seds teria gerado insatisfação entre os funcionários, que ameaçaram debandada na pasta. Outro problema seria a tomada de decisões de cima para baixo.

“O secretário Bernardo Santana (da Seds) nomeou Padova, mas não deixava ele trabalhar”, disse a presidente da Associação dos Familiares e Amigos das Pessoas em Privação de Liberdade, Maria Tereza dos Santos.

Padova ainda confirma que problemas estruturais do sistema prisional, como a superlotação e a falta de agentes penitenciários, foram desafios, mas não fatores determinantes para sua saída. Ele nega problemas com Santana.

Segundo ele, dificuldades no gerenciamento de sua equipe foram o motivo principal para o abandono do cargo. “Eu tentei fazer uma equipe com gente de vários setores, mas acabou havendo uma polarização”. Questionado sobre outras possíveis saídas, ele disse que baixas pontuais podem ocorrer na secretaria, mas não quis dar nomes.

Para o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária (Sindasp-MG), Adeilton Rocha, a escolha do substituto é inadequada. A categoria aprovou indicativo de greve, que deve ser discutida em assembleia no dia 16. A reportagem tentou contato com Edilson Costa, sem sucesso.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!