A ansiedade de muitos estudantes do ensino superior é grande pela esperada retomada das atividades presenciais. Porém, uma recomendação do Conselho Estadual de Educação, publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial do Estado, aponta que as aulas só devem voltar "em situação de plena segurança sanitária e pedagógica".
Na maioria das unidades, as disciplinas seguem ministradas através de plataformas online – UFMG e Cefet foram umas das últimas a anunciarem o retorno remoto. Apesar de ainda não estar prevista, a entidade divulgou uma série de protocolos sanitários e normas que devem ser seguidas no retorno.
Além das regras básicas, como distanciamento nas salas e aferição de temperaturas no acesso das unidades, deve ser adotado um regime de rodízio dos estudantes enquanto perdurar a pandemia e a transmissão da doença. Segundo o Conselho, as instituições de ensino devem seguir, com rigor, "todas as recomendações de sanitização orientadas pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde regionais".
Ainda devem ser organizados espaços específicos para atividades de saúde mental com os alunos. Outra recomendação do órgão é a elaboração pelas unidades de normas de utilização dos restaurantes sanitários, com reforço da higienização de mesas e cadeiras e a proibição do self-service.
O texto pede também que sejam implantados "comitês ou comissões internas multissetoriais/paritárias de apoio à gestão e para o monitoramento, acompanhamento e avaliação dos procedimentos de segurança da saúde". Os espaços de maior aglomeração de pessoas devem ter o acesso impedido.
Confira abaixo as principais regras:
- Seguir, com rigor, todas as recomendações de sanitização orientadas pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde regionais e locais.
- Organizar tempos e espaços para atividades de saúde mental.
- Elaborar protocolos para a utilização dos restaurantes universitários, reforçando a higienização de mesas e cadeiras, pias, banheiros, além de distanciar e demarcar as mesas e cadeiras e não permitir o self- service
- Elaborar protocolos para a utilização das bibliotecas, museus, clínicas, laboratórios e demais espaços de utilização rotineira e de convivência
- Criar comitês ou comissões internas multissetoriais/paritárias de apoio à gestão e para o monitoramento, acompanhamento e avaliação dos procedimentos de segurança da saúde. - - Preparar material informativo, para toda a comunidade acadêmica, com informações básicas sobre a COVID-19, e disponibilizá-las em canais digitais
- Sanitizar todos os ambientes
- Garantir o distanciamento social em todos os espaços do Campus/ Campi. 9. Bloquear, temporariamente, os bebedouros
- Identificar os funcionários que pertencem ao grupo de risco e seguir as orientações emanadas da Organização Mundial da Saúde.
- Informar, à SEE/MG, sobre a capacidade logística de retorno às aulas presenciais
- Proporcionar, aos estudantes e professores, cursos de capacitação para a utilização das diferentes mídias e tecnologias, ensino híbrido e ensino remoto