Ofício

Escola de MG pede para a polícia não atuar dentro da instituição; entenda

“Analisando nosso atual contexto escolar entendemos que as rondas ostensivas realizadas nos arredores da Escola são suficientes, diz documento

Por Juliana Siqueira
Publicado em 14 de abril de 2023 | 17:23
 
 
 
normal

Diante dos casos recentes de ameaças de ataques em instituições de ensino, a Escola Estadual Dona Francisca Josina, em Santana do Riacho, na região Central de Minas Gerais, solicitou à Polícia Militar que a viatura usada pela guarnição no atendimento à região somente estacione na área interna da escola com autorização da direção. O ofício enviado pela instituição de ensino não menciona os motivos para a solicitação.

“Analisando nosso atual contexto escolar entendemos que as rondas ostensivas realizadas nos arredores da Escola são suficientes para o monitoramento e prevenção de comportamentos criminosos no ambiente escolar, dispensando, neste momento, a atuação policial nas dependências internas da Escola. Desde já agradecemos o apoio da PMMG na realização das rondas, que, a nosso ver, são eficazes”, diz o documento.

Ainda no texto, a escola destaca saber o compromisso da Polícia Militar pela garantia da ordem, sobretudo em tempos de crescimento da violência, e diz que compartilha as mesmas preocupações e almeja os mesmos objetivos.

“Enquanto instituição educativa nossa Escola seguirá, através do diálogo e do afeto, nosso trabalho de contribuir para a formação de sujeitos íntegros, críticos, amorosos e que valorizem a Cultura da Paz”, afirma.

A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais para comentar sobre o assunto, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!