COOPERAÇÃO

Estado apresenta proposta para difundir PPP's nos municípios

Ideia é levar aos municípios a possibilidade de desenvolver esse tipo de projeto com o apoio técnico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico

Por FELIPE CASTANHEIRA
Publicado em 27 de maio de 2015 | 16:18
 
 
 
normal

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, apresentou na manhã desta quarta-feira (27) a proposta de cooperação técnica entre o Estado e os municípios para a formulação de parcerias público privadas (PPP's).

A proposta da secretaria é levar aos municípios mineiros a possibilidade de desenvolver este tipo de projeto, disponibilizando o apoio de um corpo técnico da secretária estadual. "Este é um modelo firmado tanto na esfera federal, quanto na estadual. Queremos levar este exemplo também para os municípios mineiros", destacou o secretário. Ele apontou que as áreas de saúde, educação, infraestrutura e energia são áreas onde a iniciativa pode ser implantada com bons resultados para o Estado e para a iniciativa privada.

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), firmou o primeiro acordo deste projeto. Ele adiantou que três projetos estão sendo avaliados para serem implementados. A parceria pode atender a construção e manutenção dos prédios da rede municipal de educação e a construção de um centro administrativo para a prefeitura da cidade ou na iluminação pública, sendo que este é o único que ainda não tem uma previsão de custo.

Na área da educação o acordo está avaliado em aproximadamente R$ 100 milhões. Já a construção de uma nova sede para o executivo municipal é de aproximadamente R$ 120 milhões. "Ao menos um destes projetos será implementado ainda este ano, talvez até dois", adiantou o secretário.

O modelo proposto pela secretaria estadual defende que a elaboração dos estudos para as PPP's fiquem a cargo das empresas interessadas, que seriam analisados internamente e posteriormente encaminhados para consulta pública.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!