PEÇAS ICÔNICAS

Exposição revela os segredos na arte do bordado no CCBB, em BH

Curadoria é assinada pela mestra do bordado Maria do Carmo Guimarães Pereira; programação é gratuita

Por Isabela Abalen
Publicado em 12 de abril de 2024 | 17:34
 
 
 
normal

Um bordado revela mais do que o traçar de fios. A técnica artesanal é protagonizada por mulheres que, quando bordam, expressam sentimentos como quem conta um segredo. Na exposição "Os Silêncios que o Bordado Encerra", que acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, os visitantes vão poder, mais do que apreciar as peças, conhecer as histórias por trás dos bordados. A programação é gratuita e ocorre dos dias 17 à 22 de abril — veja agenda completa abaixo.

Um dos diferenciais do evento será a curadoria, assinada pela presidente do Memorial do Bordado Maria Arte & Ofício (MAO), Maria do Carmo Guimarães Pereira. O acervo conta com peças icônicas, desde vestuário de bebês, adultos e crianças até roupas de cama, mesa e banho. Os bordados serão, na verdade, o ponto de partida do evento. Para quem deseja a imersão completa, são opções a visita comentada e as rodas de conversa. 

Será na troca de conhecimento que "Os Silêncios que o Bordado Encerra" serão revelados. Segundo a curadora Maria do Carmo, o artesanato vai além da “beleza aparente”. “As bordadeiras deixam em seus trabalhos a energia de suas mãos, a intenção de seu pensamento e toda a melodia dos sentimentos, alguns melancólicos, outros reconfortantes”, explica. 

Maria do Carmo, que é pesquisadora do tema e autora do livro “Bordado – Sua História I Seus Silêncios”, reforça que as linhas expõem o papel da bordadeira na sociedade e marcam tradições — como no caso das camisolas de batizado e almofadas de casamento. “O bordado, importante disciplina para a boa formação das moças de outrora, passou a ser uma poderosa alternativa de expressão. O que era forma opressora cristaliza-se como linguagem”, continua. 

Entre a programação, destaca-se o “Talk com Maria do Carmo”, dia 17 de abril, quinta-feira, às 19h. A visita comentada acontece junto à roda de conversa com mestras do bordado de Minas Gerais, dia 20, sábado, às 16h. 

Serviço

Exposição “Os Silêncios que o Bordado Encerra” - Gratuito

  • Período da Exposição: 17, 19 a 22 de abril de 2024
  • Talk com Maria do Carmo: dia 17, às 19h
  • Visita comentada e roda de conversa com mestras do bordado de Minas Gerais: dia 20, às 16h

Atenção: distribuição de ingressos exclusivamente na bilheteria, 1h antes de cada bate-papo

Local: CCBB – Foyer e  Auditório 2
Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!