Pampulha

Funcionários do Parque Guanabara fazem manifestação pedindo reabertura do parque

Eles querem que a prefeitura autorize a reabertura do parque que está com uma situação financeira crítica e pode encerrar as atividades definitivamente se não reabrir nos próximos dias

Por Natália Oliveira
Publicado em 10 de outubro de 2020 | 16:43
 
 
 
normal

Funcionários do Parque Guanabara, na Pampulha, realizam um protesto na tarde deste sábado (10) pedindo a prefeitura de Belo Horizonte para autorizar a reabertura do espaço que está fechado há quase sete meses por causa da pandemia pelo novo coronavírus, (Covid-19). Os colaboradores temem que o parque tenha que encerrar as atividades definitivamente, por causa da situação financeira, se não for reaberto nos próximos dias. 

"Não tem motivo para deixar o parque fechado se já estão abertos bares, restaurantes e shopping. O Guanabara é a o ar livre e em estudos e acompanhamentos que estamos fazendo percebemos que tem como ele funcionar e mesmo assim ter uma proteção contra doenças contagiosas, como o coronavírus", considera a bombeiro civil, Glauciene Silva, de 32 anos. 

De acordo com ela, os manifestantes usa roupas brancas para mostrar que o protesto [é pacífico. "São mais de 100 famílias que dependem do sustento que tiram no parque, se ele fechar será muito prejudicial. Nós não queremos perder nossos empregos, muitas pessoas que trabalham lá são humildes e dependem unicamente do parque para se sustentar. Além disso, tem muitas histórias ali de frequentadores, é muito triste", explicou Glauciene. O Guanabara tem 106 funcionários a maioria deles com o contrato de trabalho suspenso e inseridos no programa do governo federal para receber o auxílio emergêncial.

Em entrevista a reportagem de O TEMPO, no último dia 3, o proprietário do espaço, Reynaldo Pereira, disse que só há reservas financeiras para manter o local por mais 30 dias. Apesar de não estar funcionando, é preciso dar manutenção nos brinquedos para que eles não pifem. O custo mensal fica em torno de R$ 300 mil por mês.

Em junho deste ano o Guanabara completou 50 anos de funcionamento na Pampulha, mas sem nenhuma comemoração. Marco na história de Belo Horizonte, a eminência do fechamento, levou os frequentadores a fazerem um abaixo assinado pedindo que o parque não encerre as atividades. 

O que diz a prefeitura 

Por meio de nota, a prefeitura de Belo Horizonte informou que "a proposta enviada pelos parques foi recebida e estruturada num formato de acordo com os padrões de protocolos já adotados pelo Município para outros segmentos. O material será analisado na próxima semana pela Vigilância Sanitária". 

Veja vídeo com a história do parque:

(Com Rafael Rocha)
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!