Doença ocular

Funed vai desenvolver colírio à base de cannabis para tratar glaucoma

Medicamento vai reduzir pressão intraocular, vermelhidão e dores nos olhos de quem convive com a doença - que é crônica e pode levar à cegueira

Por O Tempo
Publicado em 26 de abril de 2022 | 12:22
 
 
 
normal

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai desenvolver colírio à base de cannabis para tratamento do glaucoma. O trabalho será em parceria com uma indústria farmacêutica especializada em medicamentos com canabinoides. 

A Funed fará a fórmula farmacêutica e a avaliação pré-clínica do medicamento. O objetivo do colírio é reduzir a pressão intraocular, as dores nos olhos e também a vermelhidão em quem convive com o problema. 

O glaucoma é uma doença crônica que afeta o nervo óptico e pode leva à cegueira. A estimativa é que 2% da população brasileira conviva com os sintomas. 

A diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da fundação, Sílvia Fialho, responsável pelo projeto, destaca que atualmente 60 milhões de pessoas em todo o mundo têm a doença e que os tratamentos são de alto custo, uso contínuo e causam uma série de efeitos adversos. 

“Há uma busca por tratamentos com menos efeitos colaterais e que tenham maior adesão dos pacientes. Sabemos que já existem alguns trabalhos sendo desenvolvidos com derivados da cannabis para tratar o glaucoma e, por isso, temos boas expectativas no sucesso da parceria”, afirma. 

A parceria foi formalizada e os estudos já começaram. De acordo com a fundação, a etapa de desenvolvimento e preparo das formulações para início dos testes pré-clínicos pode durar de seis meses a um ano. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!