Reparação

Governo detalha consulta popular a atingidos pela tragédia da Vale em Brumadinho

A ideia, conforme o Executivo, é de que haja escolha de prioridades e que o cronograma de obrigações de reparações, que somam R$ 3,4 bilhões por parte da mineradora, seja construído a partir disso

Por O TEMPO
Publicado em 18 de outubro de 2021 | 17:22
 
 
 
normal

O governo de Minas Gerais detalhou nesta segunda-feira (18) como ocorrerá a consulta popular que será realizada entre 5 e 12 de novembro deste ano com atingidos pela tragédia da Vale em Brumadinho, tanto na cidade, quanto nos outros 25 municípios que sofreram com o rompimento da barragem do Córrego do Feijão. 

A ideia, conforme o Executivo, é de que haja escolha de prioridades e que o cronograma de obrigações de reparações, que somam R$ 3,4 bilhões por parte da mineradora, seja construído a partir disso.

Será oferecido um aplicativo para smartphones usado para votação em cada município e, para os atingidos que não tiverem acesso aos dispositivos ou à internet, pontos físicos nas cidades que permitem o sufrágio. Uma consultoria independente contratada será responsável por fiscalizar o andamento da reparação às vítimas e do empenho dos recursos.

No evento, que reuniu prefeitos, membros do Ministério Público estadual e federal, representantes dos atingidos e demais autoridades, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), comemorou a iniciativa. 

“Presto minha solidariedade das 272 joias que perderam suas vidas na tragédia. Não existe reparação possível para essa perda, mas estamos tentando construir um futuro melhor. Estou muito satisfeito. Nada mais legítimo do que a população atingida opinar sobre o que considera mais urgente sobre os temas. Faremos de maneira democrática, usando dados da justiça eleitoral, para garantir a segurança para quem tem o direito de votar. Dessa forma, garantiremos a reparação justa. Convido todos os moradores [dos 26 municípios] a participar”, disse. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!