Transtorno

Greve total do metrô completa uma semana e categoria se reúne novamente em BH

Metroviários decidirão na parte da manhã se a paralisação permanece

Por Lucas Gomes
Publicado em 22 de fevereiro de 2023 | 06:42
 
 
 
normal

A greve total do metrô que liga Belo Horizonte a Contagem, na região metropolitana, completa uma semana nesta quarta-feira de Cinzas (22). Desde o dia 15, os portões das 19 estações estão fechados.

O cenário não foi diferente nesta quarta-feira, quando o metrô continua sem funcionar. O serviço passou o Carnaval inteiro desativado, o que fez com que a folia ficasse mais cara para quem se deslocou pela cidade.

Durante o Carnaval, foram três reuniões dos metroviários e, em todas elas, o resultado foi para a continuidade da greve. Esses encontros foram nos dias 16, 18 e 20. A categoria vai se reunir, novamente, nesta quarta-feira e decidir se mantém ou não a paralisação.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) considerou irresponsável a decisão conduzida pelo sindicato, "que deixou a cidade sem o único transporte que atenderia o hipercentro, já que, durante o Carnaval, muitas ruas estavam bloqueadas para a segurança dos foliões, passagens de blocos e escolas de samba". A Companhia conseguiu, na Justiça, o bloqueio de pelo menos R$ 250 mil nas contas do Sindimetro. O valor é referente à multa de dois dias pelo não cumprimento da decisão de escala mínima no serviço.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!