IMUNIZAÇÃO AMPLIADA

Gripe, Covid e sarampo: veja como será a vacinação em BH nesta semana

Prefeitura convoca população para se proteger contra as três viroses a partir desta segunda (11)

Por O TEMPO
Publicado em 10 de abril de 2022 | 22:12
 
 
 
normal

A partir desta segunda-feira (11), a Prefeitura de BH amplia a vacinação contra a gripe para os idosos entre 69 e 60 anos. A expectativa é proteger 263 mil pessoas dessa faixa etária contra a doença.

Além dos centros de saúde, os idosos vão poder se vacinar nas drogarias Araújo (das 8h às 13h, de segunda a sábado) e Clara (das 8h às 16h nos dias úteis e das 8h às 12h aos sábados). 

Em caso de fila, serão distribuídas senhas, sendo uma por usuário. Os endereços de todos os locais de vacinação estão disponíveis no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

No momento, além dos idosos, os trabalhadores da saúde que atuam em Centros de Saúde, unidades de urgência e emergência e hospitais também podem receber o imunizante contra a gripe. 

Covid-19

Além de manter a vacinação para os já convocados que estão em atraso, a Prefeitura de BH aplica a segunda dose da vacina contra a Covid em crianças de 5 anos nesta segunda. O serviço com a Pfizer pediátrica vai servir apenas para aquelas sem comorbidades, nascidas de julho a dezembro de 2016.

Para receber a segunda dose, todas as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina. 

Os locais são disponibilizados no portal da prefeitura. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o  termo de autorização para vacinação, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.

Sarampo

Outra virose que passa despercebida também está com vacinação aberta em BH. A campanha de vacinação contra o sarampo, iniciada no último dia 4, continua nos centros de saúde. 

Fazem parte do público-alvo as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além dos trabalhadores da saúde. A cobertura vacinal indicada pelo Ministério da Saúde é de cerca de 95%.

As aplicações são realizadas de segunda a sexta-feira, em todos os Centros de Saúde do município, distribuídos pelas nove regionais da cidade. Os endereços e horários de funcionamento podem ser acessados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

É fundamental que os responsáveis levem a caderneta ou cartão de vacinação para conferência das doses aplicadas e uma melhor avaliação das pendências.

Vale reforçar que a vacina contra sarampo é contraindicada para gestantes, crianças menores de 6 meses, pessoas com histórico de anafilaxia (reação de hipersensibilidade) à dose anterior da vacina e imunossuprimidas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!