Réplica

Homem é detido após ser flagrado andando com fuzil de airsoft em Contagem

A situação amedrontou moradores que acionaram a Polícia Militar (PM)

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 29 de setembro de 2023 | 10:43
 
 
 
normal

Um homem de 27 anos foi detido após caminhar por ruas do bairro Bom Jesus, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, carregando um fuzil de airsoft, na tarde dessa quinta-feira (28 de setembro). A situação amedrontou moradores que acionaram a Polícia Militar (PM). 

De acordo com a PM, o caso aconteceu por volta das 12h15. Os militares receberam denúncias sobre um homem que estaria andando armado em direção ao bairro Alvorada. A guarnição foi até o local e se deparou com mulheres e crianças amedrontadas afirmando que o suspeito havia passado pelo local minutos antes. 

Os militares seguiram em rastreamento e localizaram o homem dentro de uma oficina mecânica. Os policiais desceram da viatura, se protegeram e pediram reforços. No entanto, algumas pessoas se apavoraram e começaram a gritar, o que chamou a atenção do homem. Ao visualizar os policiais, o homem imediatamente jogou a arma no chão e gritou que se tratava de uma réplica. Durante a abordagem, ele apresentou a nota fiscal da arma de airsoft. Ele contou ainda que estava indo para a casa de um amigo, onde "daria uns tiros", e que pensou que não teria problema caminhar pelas ruas com a réplica. 

Conforme a PM, a arma de airsoft é uma réplica que atira projéteis de plástico não letais e estava carregada com bolinhas, além de estar com bandoleira e carregador. A réplica, no entanto, não tinha a cor laranja ou vermelha, para indicar que não é "real", o que é irregular. 

Segundo os militares, o armamento foi pintado e a marcação colorida foi substituída pela cor preta. Após a abordagem, o homem foi conduzido para uma unidade da PM para o registro policial e, na sequência, liberado. 

A arma foi apreendida por ter sido adulterada, o que a deixou semelhante a um armamento convencional. Conforme determina o Exército Brasileiro, em caso de irregularidade, o dono do armamento de airsoft também pode responder por infração administrativa, previsto no Regulamento para Fiscalização de Produtos Controlados (R-105).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!