Saúde

Hospital de Coronel Fabriciano reabrirá as portas

Governo de Minas Gerais transferiu a administração da unidade para a prefeitura do município

Por Joana Suarez
Publicado em 13 de junho de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Fechado há dias, o Hospital Doutor José Maria Morais, antigo São Camilo, em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, reabrirá suas portas na próxima semana. A gestão plena da unidade passará para a prefeitura do município e atenderá com clínica médica, cirurgia, pediatria e, em breve, obstetrícia. O contrato de gestão entre o governo de Minas e a Sociedade Beneficente São Camilo venceu em 9 de maio e não foi renovado. O Estado fez, então, a cessão do imóvel e dos bens à administração municipal, destinando a partir de agora todos os recursos da saúde para a prefeitura.

“Já acertamos a contratação do novo corpo clínico. Vamos reabrir com responsabilidade. Temos certeza de que o hospital nunca mais passará por esse tipo de problema”, afirmou o prefeito Marcos Vinícius, que também é médico. Ele justificou que a espera de uma semana para a reabertura é por conta de “burocracias do serviço público, prazos e regras que precisam ser cumpridos”.

O hospital foi fechado por falta de condições de atendimento, como remédios, materiais e equipamentos para exames, enquanto alguns setores estavam lotados. Isso gerou reflexos também para o município vizinho, Timóteo, que decretou situação de emergência no início do mês, após a morte de duas pessoas, no Centro de Saúde João Otávio, porque não tinha leito para internação.

O prefeito aprovou na Câmara Municipal uma autorização para abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 10,8 milhões para atender despesas referentes ao Fundo Estadual de Saúde. Segundo o prefeito, será possível renovar o estoque de remédios e repor os materiais básicos, “que impediam até a lavanderia de funcionar”. Outro problema seria o acerto com os funcionários da São Camilo. “Eles estão dentro do hospital e não saem porque configura abandono de emprego”, disse. O hospital está funcionando apenas com 17 pacientes já internados.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!