Serra do Curral

Incêndio de grandes proporções ameaça escola e casas no Belvedere

Fogo foi registrado por volta das 12h e se alastrou rapidamente, assustando moradores da região; 60 mil m² foram destruídos; até às 23h59 bombeiros seguiam monitorando focos ainda existentes

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO
Publicado em 30 de setembro de 2014 | 15:02
 
 
 
normal

Moradores do bairro Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, se assustaram na tarde desta terça-feira (30) após chamas que se iniciaram em uma mata de uma mineradora se alastrarem rapidamente, chegando a ameaçar casas, comércios e até mesmo uma escola da região. O fogo teve início por volta das 12h e já consumiu uma área de 60 mil m², tendo atingido inclusive a serra do Curral. Até as 23h59, o fogo na serra continuava forte.

O fogo começou em uma área próxima à avenida Celso Porfírio Machado, sendo que chegou a ameaçar o restaurante Villa Roberti. "A nossa medida imediata foi acionar os bombeiros, já que existia a possibilidade das chamas virem em direção ao restaurante, que estava com alguns clientes no momento. Mas as chamas se alastraram muito rápido e agora já estão atingindo uma área onde existem algumas antenas de telefonia", disse a funcionária do estabelecimento, que preferiu não ser identificada.

Antenas de TV e rádio também foram atingidas pelo incêndio, sendo que a Rádio Alvorada chegou a ter a programação interrompida por conta do ocorrido. O grupo Bandeirantes, em Minas Gerais, também teve prejuízo em função do incêndio. O fogo chegou a atingir fios e antenas da empresa. Técnicos da empresa estiveram no local, mas ainda não há informações sobre os prejuízos.     

A reportagem de O TEMPO acompanha a situação de perto e pode presenciar vários moradores da região correndo, assustados com o fogo. Muitos desceram de suas casas para chamar os bombeiros e até mesmo tentam apagar as chamas com baldes de água.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram no terreno da mineradora Unitas, mas se alastrou rapidamente e chegou até a parte de cima do bairro, próximo à algumas casas. Uma clínica de estética, que estava com dois pacientes anestesiados, quase foi atingida pelo fogo, mas felizmente a corporação chegou a tempo de impedir. Alunos da Escola Internacional Fundação Torino, localizada na rua Professor Cristóvam dos Santos, precisou ser evacuada a pedido dos bombeiros, por causa da fumaça que atinge a região. Com isso, muitos pais que buscariam as crianças à noite já anteciparam o retorno para casa.

A rua da escola também está interditada nos dois sentidos pela BHTrans, sendo que os veículos precisam desviar por dentro do bairro, pela rua Afonso Costa Reis. Ainda de acordo com os bombeiros, seis viaturas foram mobilizadas imediatamente para o local, e 24 bombeiros, o helicóptero Arcanjo e o avião Tamanduá atuam no combate ao fogo.

A corporação já utilizou 25 mil litros de água para tentar apagar o fogo e ainda tem capacidade de 40 mil litros. Um caminhão Jamanta, com capacidade para reabastecer os veículos menores com outros 25 mil litros de água também foi deslocado para a região.

Por volta as 16h15 os bombeiros informaram que conseguiram controlar as chamas e, no momento, estão apenas monitorando alguns focos existentes no Belvedere, na serra do Curral, na mata da Vale e em uma mata próxima ao Ponteio. No fim da noite, bombeiros seguiam monitorando alguns focos existentes.    

Incêndios

A estiagem, tempo seco e o vento aumentam o número de queimadas em Minas Gerais. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, nos meses de julho e agosto deste ano foram registrados 2.595 incêndios em áreas de vegetação, e 983, em lotes vagos.

Até o dia 21 de setembro, o número de focos de calor em Minas Gerais, segundo dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), chegou a 3.210, valor 21 vezes maior que o registrado em janeiro, que foi de 148.

Em todo o Estado, nos meses de julho, agosto e setembro, os incêndios atingiram cerca de 3.100 hectares de vegetação dentro de parques e reservas, e mais 4.228 hectares em áreas de entorno.

Atualizada às 23h59

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!