'Perseguição'

Influenciador Gustavo Tubarão denuncia caso de stalking contra sua namorada

Jade Sales teria flagrado um homem a observando pela janela de seu apartamento em Belo Horizonte

Por O TEMPO
Publicado em 31 de outubro de 2023 | 23:42
 
 
 
normal

O influenciador digital mineiro Gustavo Tubarão revelou ter procurado a polícia após a namorada dele, Jade Sales, ser vítima de stalking, crime de perseguição. A jovem teria flagrado um homem a observando pela janela de seu apartamento em Belo Horizonte. 

"Fui num evento hoje, voltei e estava no prédio da assessoria que eu tenho resolvendo uns trem, e aí a Jade me liga aos prantos, ela mal conseguiu falar, estava muito assustada", relatou Gustavo.

Segundo o influenciador, Jade estava sozinha em casa no momento do incidente. "Ela falou que um cara estava observando ela e ela mora num apartamento sozinha. Ela mandou um vídeo pra mim, eu assisti o vídeo, vim correndo pra cá e liguei pra polícia", contou.

Após a chegada da polícia, foi feito um boletim de ocorrência. Gustavo inicialmente pensou que poderia ser um caso isolado de alguém passando e olhando para Jade. No entanto, uma seguidora que é vizinha de Jade trouxe novas informações que indicam um caso mais sério.

"Mas o que acontece, uma seguidora, vizinha da Jade, viu que ela postou stories e veio correndo pra cá. Ela fez uma filmagem quarta-feira passada e filmou esse mesmo cara, no mesmo lugar, no meio da mata, observando exatamente o quarto da Jade aqui", revelou Gustavo.

Stalking 

A prática de stalking é considerada crime no Brasil desde março de 2021 e pode render pena de seis meses a dois anos de prisão. Os casos cresceram 60% em Minas Gerais de janeiro a junho deste ano em comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Como agir no caso de crime de stalking:

  • Caso perceba que teve a liberdade coagida ou foi constrangida de alguma forma, ainda que psicológica, é necessário ligar um alerta e entender que aquela conduta está errada.
  • O agressor pode mandar flores ou presentes, o que pode soar como delicadeza, mas na verdade funciona como ameaça e invasão de intimidade. 
  • Sempre se atente ao que acontece ao seu redor e avise aos amigos e parentes se alguma situação anormal acontecer.
  • Desconfie de alguma situação que não está agradável no psicológico ou no físico. Reporte a alguém superior do trabalho, ao porteiro do prédio, ou algum outro responsável pelo local onde estiver.
  • Evite andar sozinha se estiver em uma situação de medo.
  • Denuncie os fatos às autoridades competentes. 

Como denunciar

O crime pode ser denunciado tanto para a Polícia Militar, por meio de boletim de ocorrência, e dependendo da situação, ligando 190 e acionando a viatura imediatamente em caso de risco de momento. A denúncia também pode ser feita nas delegacias de Polícia Civil de Minas Gerais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!