Na Califórnia

Instrutor de autoescola que matou mulher em 2013 em Ipatinga é preso nos EUA

O homem de 32 anos agora passará por uma audiência na Justiça norte-americana para ter a deportação ao Brasil autorizada

Por José Vítor Camilo
Publicado em 12 de agosto de 2022 | 18:32
 
 
 
normal

Condenado a 20 anos de prisão por assassinar a facadas uma mulher de 36 anos e deixar ferida a irmã da vítima, em 2013, durante uma briga em uma lanchonete de Ipatinga, no Vale do Aço, o instrutor de autoescola Roberson Flávio Santana, de 39 anos, acabou preso na última quinta-feira (11) na Califórnia (EUA), quase 10 anos após o crime que cometeu. 

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o foragido foi detido pela U.S Immigration and Customs Enforcement (ICE), e, agora, espera uma audiência na Justiça norte-americana para que sua deportação ao Brasil seja autorizada. 

"Condenado pelo Tribunal do Júri, o acusado se manteve foragido durante a instrução criminal, o que ensejou a expedição de mandado de prisão preventiva, mandado de prisão definitiva e alerta vermelho à Interpol, diante da informação de que este encontrava-se nos Estados Unidos", detalhou o órgão. 

Relembre

O crime aconteceu no dia 24 de julho de 2013 em uma loja de açaí na avenida Alberto Giovanini, no bairro Bethânia. A vítima, Simone Agapito da Silva estava no estabelecimento quando a irmã de santana, com quem ela já tinha um atrito, chegou ao local. Elas discutiram e a mulher saiu dizendo que retornaria com o pai, que era policial civil, e o irmão. 

Ao voltar à lanchonete, a briga aumentou e o suspeito apareceu com uma faca, desferindo golpes contra a mulher e a irmã dela, que acabou sobrevimento. Depois do crime, todos os envolvidos fugiram, continuando no local apenas o policial civil aposentado, pai dos autores, que também foi julgado este ano e acabou inocentado da coautoria do assassinato. 

Durante a investigação, a Polícia Civil concluiu a rixa entre as mulheres começou 10 anos antes do homicídio, em 2003, quando Simone foi presa por agredir a irmã de Santana por ciúmes, uma vez que ela teria se relacionado com o marido da mulher. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!